Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Projeto Clima na Prática realiza sua primeira oficina de capacitação

PDFImprimirE-mail

Foto: Edwaldo Cabidelli

Clima na Prática - dentro

A coordenadora do projeto Clima na Prátca, Larissa Oliveira, apresenta a ferramenta aos servidores de Betim. 

 

Os municípios mineiros poderão contar com mais um importante aliado no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao combate e mitigação dos impactos causados pelas mudanças climáticas. Foi realizada nesta quinta-feira, 11 de julho, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a primeira oficina para apresentação do projeto Clima na Prática.

 

Promovido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em parceria com Agência Francesa de Desenvolvimento (Agence Française de Développement - AFD), o projeto Clima na Prática consiste em uma ferramenta de apoio oferecida pelo Governo de Minas aos municípios para que estes sejam capazes de realizar localmente ações, políticas e projetos voltados à redução dos danos e implicações decorrentes da variação climática. A proposta é promover, de forma inclusiva, o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

 

O Clima na Prática é uma adaptação do Climat Pratic, ferramenta já aplicada em municípios franceses e adaptada às especificidades de Minas Gerais segundo as condições sociais, institucionais, econômicas e naturais do Estado, oferecendo aos gestores municipais diretrizes para a elaboração de seus Planos de Energia e Mudanças Climáticas Municipais, entre outras ações ou políticas capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as vulnerabilidades climáticas locais.

 

O projeto será implementado, de forma piloto, em cinco municípios: Betim, Governador Valadares, Mariana, Sabará e Juatuba; onde serão realizadas oficinas de apresentação das potencialidades da ferramenta. Após esta fase, será oferecido aos demais municípios do Estado.

 

De acordo com a analista ambiental da Gerência de Energia e Mudanças Climáticas da Feam e coordenadora do projeto, Larissa Oliveira, é importante que cada município identifique suas principais vulnerabilidades climáticas e, após isso, consulte a solução mais adequada à sua realidade dentro da ferramenta.

 

A coordenadora do projeto explica ainda que “as emissões de gases de efeito estufa são globais, mas o impacto é local. Por isso as ações de mitigação devem ser desenvolvidas também localmente no âmbito de cada município, sempre auxiliados pelos órgãos ambientais das demais esferas do poder público”.

 

Segundo Victor Pires, analista da I Care & Consult, consultoria ambiental contratada pela AFD para adaptação da ferramenta à realidade mineira, 70% das emissões de poluentes ocorrem nos municípios. “Se é nos municípios que as emissões estão acontecendo majoritariamente, é neles que devemos concentrar as ações de combate para responder à atual crise climática que vivenciamos. É de interesse da AFD que o desenvolvimento de Minas esteja alinhado aos principais regulamentos e normas internacionais relacionados à mudança do clima” salientou.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Ednard Barbosa, que esteve presente na oficina, lembrou que o município, por ser essencialmente industrial, deve manter uma atenção ainda maior às mudanças climáticas e suas consequências no cotidiano da população. “Não se pode pensar em gestão ambiental atualmente sem considerar as mudanças climáticas. Temos muito fontes emissoras em nosso município, por isso direcionamos nossos esforços na adaptação a este momento em que o planeta pede posturas diferentes com relação à questão do clima”, frisou.

 

O Clima na Prática será disponibilizado dentro da plataforma Clima Gerais, que pode ser acessada pelo site da Feam no endereço: http://clima-gerais.meioambiente.mg.gov.br/. Os municípios que manifestarem interesse em participar do projeto deverão acessar a plataforma, fazer o download da ferramenta, seguir as instruções e adaptá-la às suas necessidades e demandas específicas.   

 

Edwaldo Cabidelli

Ascom/Sisema

 

 

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades