Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Dados

PDFImprimirE-mail

Conforme a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informação a Gerência de Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões (GESAR) torna público os dados válidos de monitoramento contínuo da qualidade do ar para os anos de 2015 a 2017 para 33 estações que compõem a rede de monitoramento automático do Estado de Minas Gerais.

Os poluentes monitorados foram partículas totais em suspensão (PTS), partículas inaláveis (PM10), partículas respiráveis (PM2,5), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), óxidos de nitrogênio (NOx), além de parâmetros meteorológicos, como velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, radiação solar global, temperatura e umidade relativa do ar. A relação dos parâmetros monitorados em cada estação pode ser consultado aqui.

 

As estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar são constituídas de cabines climatizadas nas quais estão instalados os monitores de PTS, PM10 e PM2,5 e os analisadores de SO2, CO, O3, NOx, os sensores meteorológicos, o sistema de aquisição e transmissão dos dados – datalogger com acesso à internet e demais acessórios necessários à operação e ao funcionamento do sistema. Os resultados são transmitidos via internet ao Centro Supervisório da Feam, na GESAR.

Para o período referido acima houve o monitoramento da qualidade do ar para os municípios: Barra Longa (2 estações), Belo Horizonte (2 estações), Betim (3 estações), Contagem (1 estação), Coronel Fabriciano (1 estação), Ibirité (2 estações), Ipatinga (4 estações), Itabira (4 estações), Paracatu (5 estações), Pirapora (2 estações), São José da Lapa (4 estações) e Timóteo (3 estações).

Os dados de monitoramento da qualidade de ar foram disponibilizados em arquivo no formato excel, após validação realizada pela equipe da GESAR e para melhor atender aos cidadãos locais se encontram separados por municípios e, dentro destes por estação. Cada arquivo possui 3 abas. Na primeira aba consta os dados horários validados para todos os parâmetros presentes na referida estação. Caso o campo esteja em branco, significa ausência dos dados, seja por falhas nos equipamentos, omissão ou dado considerado não válido por análise técnica e descartado. Na segunda aba são apresentados os dados em forma de Índice de Qualidade do Ar (IQAr) para todos os dias do ano. Ressalta-se que para o cálculo do IQAr são necessários 75% de dados válidos para o dia em análise, por isso para alguns dias não existe IQAr calculado. É importante destacar que para o cálculo deste IQAr foram consideradas as faixas com base nos padrões determinados pela Resolução CONAMA nº03/1990, legislação vigente no período em questão. A terceira aba apresenta uma breve estatística descritiva para cada parâmetro da estação. O gerenciamento dos dados de monitoramento foi feito utilizando o software ATMOS/SIA.

Nos links abaixo,  é possível acessar e fazer o download dos dados do monitoramento da qualidade do ar para os anos de 2015 a 2017.

 

Barra Longa

 

Belo Horizonte

 

Betim

 

Contagem

 

Coronel Fabriciano

 

Ibirité

 

Ipatinga

 

Itabira

 

Paracatu

 

Pirapora

 

São José da Lapa

 

Timóteo

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades