Atendimento de acidentes e emergências ambientais - FEAM
Título customizado
Atendimento de acidentes e emergências ambientais
O atendimento do NEA dar-se-á com a realização das seguintes ações:
1- Recebimento da comunicação pelos telefones do plantão 24h, ou do telefone fixo da Gerência de Prevenção e Emergência Ambiental – GEAMB (horário comercial);
2- Levantamento, via telefone, das informações da situação descrita pelo informante da ocorrência (Transportador, Polícia Rodoviária; Policia de Meio Ambiental, empresas diversas, população, dentre outros);
3- Orientação de primeira resposta via telefone ou presencial, para minimização dos impactos ao meio ambiente;
4- Avaliação da necessidade de comparecimento ao cenário do acidente, com base nos dados da ocorrência;
5- Acionamento de outros órgãos, quando necessário, e dos representantes da empresa responsável pelo acidente;
6- Definida a necessidade de verificação in loco, a equipe se desloca para o cenário do acidente, com a finalidade de assessorar os demais atores em relação à recuperação da área e disposição adequada, pelo responsável pelo acidente, dos resíduos gerados.
7- Em campo, a equipe do NEA presta assessoria especificamente em relação à extensão do dano ambiental e às ações a serem desenvolvidas por pessoal técnico qualificado e com uso de equipamentos apropriados para este fim.
Cabe ressaltar que acidentes e emergências ambientais são atendidas em parceria com outras instituições, como Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, prefeituras, dentre outros.
Telefones úteis em caso de acidentes e emergências ambientais:
191 – Polícia Rodoviária Federal (PRF);
192 –Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
193 – Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG);
197 – Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG);
190 – Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)
(31) 99818-2400 – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC)