Nesta terça-feira (16) foi criada a Comissão de Implantação e Acompanhamento do Programa Ambientação - Educação Ambiental em Prédios do Governo de Minas Gerais, na Subsecretaria de Comunicação Social. Este é o primeiro passo da implantação do programa no prédio verde da Praça da Liberdade.
Com a adesão da Subsecom, toda a Secretaria de Estado de Governo (Segov) está inserida agora no Programa Ambientação, que visa sensibilizar o servidor público para mudança de comportamento em relação ao uso da água, energia, copos descartáveis e material de escritório. Além de combater desperdícios, o Ambientação também propõe a destinação correta dos resíduos, promovendo a coleta seletiva e proporcionando a reciclagem e reutilização de materiais.
A criação do Programa Ambientação surgiu de uma demanda da própria Segov, que em 2003 encomendou à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), integrante do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) a implantação de coleta seletiva no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
Em 2004, o programa foi implantado de forma piloto no prédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad e Feam). Atualmente o Ambientação está implantado em mais de 30 instituições governamentais e presente em 69 edificações do Governo de Minas.
Os próximos passos da implantação do Programa Ambientação no prédio verde da Praça da Liberdade, além da criação das comissões do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (IEPHA) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), consistem na caracterização de resíduos, o que vai dar um diagnóstico dos resíduos gerados e a melhor forma de reutilização e reciclagem e um levantamento dos gastos com água e energia no prédio.
Fonte: Ascom/ Sisema
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