Representantes de catadores, do Banco do Brasil (BB), do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e ainda de 17 instituições ligadas à reciclagem, se reuniram na tarde da última terça-feira (10) para retomar as discussões sobre a criação de linhas de crédito para o trabalho de catação de material reciclável. A ação é uma estratégia o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) que visa impulsionar o crescimento sustentável nas regiões onde o banco está presente.
Desde 2007 foi elaborado um estudo que resultou em um diagnóstico da atividade de reciclagem com foco no trabalho dos catadores na região centro-sul de Belo Horizonte. O diagnóstico foi apresentado ao Banco do Brasil para iniciar a discussão sobre a criação de linhas de crédito para reciclagem. Com a crise econômica, que afetou também o setor de recicláveis, as negociações foram suspensas e, esta reunião representa a retomada desse contato.
De acordo com o diagnóstico inicial foram contabilizados cerca de 500 catadores na região central da Capital mineira, entre membros de associações e independentes. Com o retomada das negociações serão feitos novos estudos para atualização dos dados do primeiro diagnóstico, além de ser montados 13 grupos de trabalho que irão realizar as novas pesquisas, sistematizar os dados e ainda buscar apoio junto à Prefeitura de Secretaria de Limpeza Urbana (SLU).
A próxima reunião será dia 02 de dezembro, quando já deverão ser discutidas novas prioridades para o trabalho das linhas de crédito para a reciclagem. O coordenador de Mobilização Social do CMRR, José Aparecido Gonçalves, explicou que “a principal necessidade já identificada é com relação à formação de capital de giro para os catadores”. Cido ressalta que o planejamento para as linhas de crédito será concluído até o fim de 2009.
Além do BB o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) também irá apresentar propostas para linhas de crédito.
Fonte: CMRR
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.