Serragem, cacos de vidro, cinzas, palhas de arroz, polpa de papel. Resíduos que, nas mãos de 50 artistas, transformam-se em matéria-prima na produção de peças de cerâmica. O resultado desse trabalho pode ser conferido na I Mostra Mineira de Cerâmica - A Arte das Sobras, que será lançada no dia 13 de novembro (quinta-feira), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (rua Belém, 40, esquina com av. dos Andradas, Esplanada, Belo Horizonte). A entrada é gratuita.
O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) é um programa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).
Para a exposição, foram reunidas cerca de 400 peças personalizadas, que revelam as inúmeras possibilidades da reciclagem aplicada às artes plásticas. A mostra, realizada com o apoio do Sebrae Minas, segue até o dia 27 de novembro, das 9h às 18h.
A curadoria é da artista plástica Erli Fantini. "Vamos divulgar o fazer da cerâmica, sensibilizando os visitantes e participantes para esse trabalho de arte, tendo sempre em vista a sustentabilidade ambiental", afirma a artista, que possui bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ampla vivência na área, como comprovam suas premiações em Salões de Arte.
Paralelo à mostra, será realizada, gratuitamente no CMRR, oficinas de "Iniciação à Cerâmica", no período de 17 a 22 de novembro. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas de preparação de argila, torno, pintura e modelagem figurativa e com placas. Também construirão um forno para a queima das peças confeccionadas.
"A proposta é compartilhar conhecimentos e buscar novas linguagens e técnicas para a produção da obra", completa Erli, que será uma das professoras. As inscrições para a formação de três turmas (manhã, tarde ou noite) já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3465.1227. As vagas são limitadas e a carga horária é de 18 horas.
Paralelo à mostra, será realizada, gratuitamente no CMRR, oficinas de Iniciação à Cerâmica. A proposta é compartilhar conhecimentos, buscando novas linguagens e técnicas associadas à reciclagem.
Período: 17 a 22 de novembro de 2008
Carga horária: 18 horas
Vagas: 20 alunos por turma
Horários
Manhã: das 8h30 às 11h30
Tarde: das 13h30 às 16h30
Noite: das 19h às 22h
Inscrições gratuitas pelo telefone (31) 3465.1227