Com o objetivo de promover a discussão e agregar conhecimentos que contribuam para a elaboração de políticas públicas eficazes na gestão de áreas impactadas pela mineração, será realizado, nessa quinta-feira (20), na sede do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), um ciclo de palestras sobre a gestão de áreas degradadas.
"O setor minerário contribui de forma significativa para o desenvolvimento econômico do Estado. No entanto, o grande potencial degradador e poluidor do meio físico e biótico é inerente à atividade. Com isso, o órgão ambiental precisa implementar diversas ações, visando a elaboração de uma política de gestão para estas áreas, garantindo o desenvolvimento sustentável do setor", explica Selma Cabaleiro, técnica da Gerência de Apoio às Atividades Minerárias (GEDAM), responsável pela realização do evento.
As palestras serão ministradas por especialistas em áreas do conhecimento relacionadas ao assunto. O professor James Jackson Griffith, MSc e Ph.D em Ciências Florestais, abre o ciclo com uma apresentação sobre o tema Aplicação do pensamento sistêmico na recuperação ambiental. Em seguida, João Paulo Campello de Castro, Diretor da IUS Natura Direito e Meio Ambiente, fala sobre a Legislação aplicável ao plano de recuperação de áreas degradadas, além de analisar alguns estudos de caso.
No período da tarde, o professor Antônio Cláudio Davide, doutor em engenharia florestal, apresenta as Bases conceituais para a recuperação de áreas degradadas (RAD). O ciclo será fechado por Danilo Rocha, coordenador do Projeto de Recuperação Florestal das Áreas Degradadas na Região do Médio Rio Doce, que abordará a experiência dos projetos de recuperação florestal na Bacia do Rio Doce.
Segundo os organizadores, é esperada a participação de profissionais de diversas áreas, como geógrafos, geólogos, engenheiros, biólogos e advogados, além de técnicos dos órgãos do Sisema e representantes de universidades e institutos de pesquisa, entre outros.
O Ciclo de Palestras é uma atividade decorrente do Projeto Gestão de Áreas Impactadas pela Mineração, da GEDAM, associado ao Projeto Estruturador Resíduos Sólidos, coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
PROGRAMAÇÃO:
8:30h: Café da manhã
9:00h - 9:15h: Abertura
9:15h - 10:30h: Prof. James Jackson Griffith
Tema: Aplicação do pensamento sistêmico na Recuperação ambiental
10:30- 11:30h: João Paulo Campello de Castro
Tema: Legislação aplicável ao Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e Estudos de caso.
11:30 -12:00h: Discussão /perguntas
14:00-15:15h: Antônio Cláudio Davide
Tema: Bases conceituais para RAD e o papel dos Centros de Referência em RAD na Bacia do São Francisco
15:30 16:00h: Coffee break
16:00 17:00h: Danilo Rocha
Tema: Projetos de recuperação Florestal - áreas degradadas por pastagem - Estudos na Bacia do Rio Doce
17:00-17:30h: Discussão/ perguntas
Ascom/Sisema