CMRR integra programação do Poupança Jovem

Notícia

Criado: Qui, 10 jan 2008 14:07 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


O programa Poupança Jovem, que tem como objetivo incentivar os estudos visando à inserção no mercado de trabalho, ultrapassou os muros das escolas e enriqueceu sua programação. Mais do que uma sala de aula, o CMRR tornou-se um espaço múltiplo, onde as informações sobre resíduos são repassadas por meio de dinâmicas e oficinas, totalizando quatro horas de atividades. Os estudantes também têm a oportunidade de visitar as exposições e mostras instaladas no espaço, como “Conexão de Materiais” e “A Arte da Reciclagem”, possibilitando a construção de novos olhares por meio da arte aliada à sustentabilidade.

"A visita ao CMRR impressiona muito os alunos, que saem com um fôlego novo e com uma vontade grande de mudar o comportamento em casa e na escola", afirma o monitor do Poupança Jovem, Felipe do Carmo. À frente das atividades, monitores da Ong Centro Ecologia Integral (CEI) estimulam a reflexão e a mudança de atitudes. “A partir da visita, parei para pensar sobre questões simples que fazem a diferença. Quero tentar mudar o comportamento das pessoas na minha casa e na minha escola", diz a aluna Vanussa Santos, que se empolgou com as oficinas e vivências no CMRR.

Em 2008, o caminho será intenso como resultado da ampliação do programa Poupança Jovem. Participarão de atividades no CMRR estudantes dos municípios de Esmeraldas e Ibirité, além de Ribeirão das Neves. Mais de três mil alunos que cursam o primeiro ano do Ensino Médio terão a possibilidade de se tornarem agentes transformadores, aprendendo sobre redução do consumo e do desperdício.

Outra novidade, neste ano, é a realização de oficinas práticas para os alunos do segundo do ensino médio, dando continuidade às ações realizadas em 2007. A duração e os temas ainda estão sendo definidos. “Nosso objetivo é incentivá-los a agir, colocando em prática a reutilização, a reciclagem e uso racional dos recursos naturais, tornando nossa sociedade mais sustentável”, afirma a gestora ambiental do CMRR Gelma Alcântara.

Localizado na região Leste de Belo Horizonte, o CMRR tem como objetivo promover a articulação entre os setores público e privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil na busca por alternativas para transformar resíduos em oportunidades de trabalho, renda e preservação dos recursos naturais. Em atividade desde junho de 2007, o Centro de Referência também promove na área de educação o Curso de Qualificação de Gestão e Negócios em Resíduos, com duração de quatro meses, direcionado aos estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais. Neste primeiro semestre, serão abertas 75 vagas para o turno da manhã e 75 vagas para o turno da tarde.

Fonte: CMRR