Design e criatividade se unem em oficina sustentável no CMRR

Notícia

Criado: Qui, 05 nov 2009 18:44 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


Criatividade, design e inspiração. Características que reunidas conseguem transformar resíduos de granito em produtos sustentáveis e desejáveis. Com esse pensamento e com o objetivo de promover a possibilidade de renda e formação de mão de obra qualificada, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) em parceria com o Centro Minas Design (CMD), o Sebrae, a Escola de Design da Fumec e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) mobilizaram nesta quinta-feira (5), os alunos da 3ª Oficina de Design: Resíduos de Marmoraria (Granito) em uma pequena palestra ministrada pelo analista ambiental do CMRR, Benerval Laranjeira, com o tema sustentabilidade. As atividades da oficina vêm sendo realizadas desde o dia 21 de outubro na sede do Projeto Projovem da Sociedade Cruz Malta com jovens e mães da Comunidade Morro das Pedras, em Belo Horizonte.

A ideia surgiu em 2008 quando uma design brasileira recebeu um prêmio em Londres por seu trabalho feito com esse tipo de resíduo em comunidades carentes. A viabilização do projeto das oficinas se deu a partir de parcerias entre o Centro Minas Design, o Sebrae e o CMRR que já realizaram duas oficinas: na área de modas com resíduos têxteis e de madeira.

Os alunos foram selecionados através de um processo seletivo que definiu como pré-requisitos: interesse, participação em outras atividades da comunidade e disponibilidade de horário. A equipe da oficina é composta pelo educador da comunidade e cinco estagiários do curso de design de produto da Fumec, coordenados pelo arquiteto Paulo Pontes. Os estagiários darão apoio no processo criativo da confecção do produto. “O objetivo é apoiar os jovens no processo criativo. Pensar um produto e mostrar como transformar o granito em um produto útil e desejável por meio da inspiração. Dessa forma será agregado valor ao objeto sem que ele seja visto como mais um produto para ser apenas usado”, explica a estagiária de design de produtos da Fumec, Anna Paola Senesi.

O estudante Danilo Vieira, de 17 anos, deixou as ruas para se dedicar às atividades promovidas pelo projeto. “Deixei de ficar na rua para aprender coisas úteis no projeto. Vou aproveitar ao máximo a oportunidade oferecida nesta oficina. Tenho planos de ter maior conhecimento para seguir a profissão que desejo: design gráfico”, contou com entusiasmo.

A oficina tem carga horária de 60 horas e acontecem até o dia 11 de dezembro. A sede do Projeto Projovem da Sociedade Cruz Malta fica na rua Cachoeira de Minas, nº 434, Morro das Pedras, Belo Horizonte. Os alunos receberão certificado de conclusão, além da montagem de uma exposição das peças produzidas no CMRR. Segundo a coordenadora de projetos do Centro Minas Design, Mônica Bicalho, as oficinas sustentáveis pretendem atender pelo menos mais duas comunidades em 2010.

Fonte: CMRR

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais