Dicionário Ambiental - FEAM
Dicionário Ambiental
Artigo
Lixão: forma inadequada de disposição final do lixo que se caracteriza pela simples descarga de resíduos sobre o solo sem nenhuma medida de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Também conhecido como “lixão a céu aberto”.
Aterro controlado: forma de disposição superior ao lixão mas inferior ao aterro sanitário. No aterro controlado, as medidas do artigo 2º da DN 52 são observadas.
Aterro sanitário: forma de disposição final do lixo pelo confinamento dos resíduos em camadas cobertas com material inerte, geralmente solo, segundo normas operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e ao meio ambiente. O aterro sanitário é impermeabilizado e possui sistemas de drenagem de gases e tratamento de chorume.
Usina de triagem a compostagem: consiste, inicialmente, na separação manual da matéria orgânica. Materiais recicláveis, rejeitos e resíduos especiais presentes no lixo. A parte orgânica é destinada ao pátio de compostagem onde é submetida a um processo de conversão biológica em adubo. O que não pode ser aproveitado é aterrado em valas de rejeitos.