Emissão Veicular - FEAM
Emissão Veicular
Artigo
O tráfego de veículos é um dos grandes responsáveis pela degradação da qualidade do ar nos centros urbanos, onde a maior parte da população mundial vive hoje. Ainda que a emissão dos veículos tenha sofrido grande redução a partir de diversas melhorias tecnológicas nos motores e alterações nos combustíveis, as emissões de poluentes atmosféricos provenientes da frota ainda constituem um fator que merece atenção, principalmente devido ao crescimento da frota circulante nas áreas urbanas e às condições de tráfego.
Apesar de, individualmente, esse tipo de emissão ser aparentemente insignificante, ao se analisar o número de veículos existentes nas grandes cidades, verifica-se a geração de toneladas de poluentes por dia. Diversos fatores influenciam o montante da emissão de veículos nas áreas urbanas como os tipos de veículos, a idade da frota, o tipo de combustível, a quantidade de veículos circulantes e as condições do trânsito.
Tendo em vista este fato, para uma melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas é necessário preocupar-se, não somente com a emissão de cada veículo, mas de todos os veículos em circulação, que perfazem a emissão do tráfego.
Nesse contexto, a identificação das emissões de poluentes veiculares nas diferentes áreas dos municípios, assim como a identificação da participação de cada tipo de veículo para o montante da emissão se torna relevante para definir políticas de gestão e controle da poluição veicular e de mobilidade urbana que atendam às necessidades de deslocamento ao mesmo tempo em que reduzam as emissões de poluentes atmosféricos que degradam a qualidade do ar.
Os documentos referentes à emissão veicular podem ser acessados aqui.