Equipes contêm óleo que vazou após acidente com caminhão em João Monlevade

Notícia

Criado: Seg, 18 fev 2008 16:32 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


Segundo a avaliação dos técnicos do Núcleo de Atendimento à Emergência Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), que acompanham a operação, o óleo que escapou do caminhão não representa mais ameaça ao meio ambiente. A ação rápida do Corpo de Bombeiros e de técnicos da empresa responsável pelo transporte da substância evitou maiores danos.

Cerca de duas horas após o acidente, que aconteceu às 16h30min, quatro barreiras de contenção já haviam sido instaladas. Dos dez mil litros de óleo derramados, dois atingiram o rio e ficaram retidos na barreira instalada no local do acidente. Já na primeira contenção montada a jusante do local não foi constatada a presença da substância na água.

Amostras foram coletadas no rio em pontos acima e abaixo do local do acidente para verificação da qualidade da água. Elas estão sendo analisadas por um laboratório em Belo Horizonte e o resultado será divulgado na manhã desta terça-feira.

Para evitar danos ao solo, a terra que absorveu a maior parte do óleo foi retirada. Até o domingo (17/02), foram removidas cera de 30 toneladas de terra e nesta segunda, outras dez toneladas seriam retiradas. Posteriormente, a empresa fará a recomposição do local atingido.

 

18/02/2008
Fonte: Asom / Sisema