Feam recebe visita de empresários israelenses

Notícia

Criado: Seg, 12 dez 2011 17:56 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), recebeu na última terça-feira (06-12) a visita de empresários israelenses que representam a empresa P2W (Pollution to Water). O objetivo da visita foi apresentar a tecnologia desenvolvida para o tratamento de água sem o uso de componentes químicos.

A reunião foi coordenada pela Gerente de Qualidade do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas (Gesad), Patrícia Fernandes, e contou com a participação de vários membros do corpo técnico da Feam, além do apoio da Assessoria de Relações Públicas Internacionais da Semad.

“Como Israel sofre com a escassez de água, fomos obrigados a desenvolver tecnologias que nos permitissem explorar ao máximo os recursos disponíveis e uma das maneiras que encontramos foi fazer o uso e reuso da água, além de processos de dessalinização. Em nosso país, isso se tornou um negócio para várias empresas”, informou Hezi Alder.

Em linhas gerais, o procedimento adotado pela P2W é o uso de eletricidade para fazer a recuperação da água, em vez de compostos químicos, evitando-se a chamada “segunda geração” de poluição. Sua aplicação se dá principalmente em águas contaminadas por cianeto e metais pesados, assim como para reduzir o poder de condutividade elétrica, além de poder ser usada em processos de purificação que visem padrões para consumo humano.

Interesse

Durante a apresentação, Uzi Kafri e Hezi Alder mencionaram o interesse da empresa em expandir suas atividades na América do Sul, principalmente no Brasil. Segundo Uzi Kafri, em um país onde as leis ambientais e parâmetros de qualidade ambiental são sérios existem reais oportunidades de negócio para a P2W, já que a empresa trabalha com uma tecnologia limpa, que só se torna atrativa para mineradoras e indústrias onde o grau de exigência e controle é alto. Na ocasião, também foi mostrado o case de aplicação da tecnologia em uma mina de ouro operada pela AngloGold Ashanti em Gana, na África.

Na segunda parte da reunião, foi apresentado para os empresários israelenses o modelo de gestão ambiental adotado em Minas Gerais.  “É impressionante a maneira como vocês conseguiram organizar uma questão tão complexa. Enxergamos grandes oportunidades de atuação em Minas”, disse Uzi Kafri.

Segundo a Gerente de Qualidade do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas (Gesad), Patrícia Fernandes receber visitas como esta “é uma oportunidade para os técnicos da Feam conhecerem novas tecnologias que podem vir a ser aplicadas por empresas que atuam em Minas Gerais”, concluiu.

 Ascom/ Sisema