Feam representa Minas Gerais em congresso internacional sobre mineração sustentável no Chile

Notícia

Criado: Ter, 20 mai 2025 19:51 | Atualizado: Ter, 20 mai 2025 19:52
O evento oportunizou a discussão de temas importantes para o setor mineral em Minas e no mundo

Foto: Divulgação Feam
Congresso reuniu profissionais de 14 países, promovendo debates sobre temas cruciais para o setor mineral global
Congresso reuniu profissionais de 14 países, promovendo debates sobre temas cruciais para o setor mineral global

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) marcou presença na 9ª edição do Sustainable Mining 2025 – Congreso Internacional de Medio Ambiente y Responsabilidad Social en Minería, realizado em Santiago, Chile, entre os dias 13 e 15 de maio. A gerente de Recuperação de Áreas de Mineração da Feam, Patrícia Fernandes, participou do evento como representante do governo de Minas Gerais, reforçando o compromisso do estado com a sustentabilidade na mineração.

Reunindo profissionais de 14 países, o congresso promoveu intensos debates sobre temas cruciais para o setor mineral global, como o fechamento de minas, os impactos das mudanças climáticas, a transição energética, práticas sustentáveis e os direitos das comunidades locais. 

Representantes do poder público, da academia, de mineradoras e consultorias participaram das discussões que visam transformar o setor mineral em uma atividade mais responsável e comprometida com a agenda ambiental e social.

Feam compartilha experiência mineira

Durante o evento, Patrícia Fernandes apresentou o artigo técnico “Tools and Criteria for the Management of Temporarily Mine Closure in Minas Gerais State/Brazil”, que detalha as ações da Feam na gestão de minas temporariamente paralisadas em Minas Gerais. O trabalho destacou os critérios adotados para assegurar o controle ambiental nessas áreas e os avanços na formulação de uma política estadual estratégica para a recuperação de áreas degradadas e fechamento ambiental de minas.

“O congresso contribuiu para ampliar nossa visão sobre práticas responsáveis, tecnologias emergentes e a importância de integrar a sustentabilidade em todas as fases da vida útil de uma mina. Foi possível confirmar que estamos no caminho certo com as iniciativas desenvolvidas pela Feam”, avaliou Patrícia.

Intercâmbio com o Chile

A missão técnica incluiu também uma visita ao escritório do Servicio Nacional de Geología y Minería (SERNAGEOMIN), órgão chileno responsável pela regulação e supervisão das normas de segurança e fechamento de minas. Durante o encontro, foram discutidas as políticas e mecanismos de cada país para o encerramento de atividades minerárias, com destaque para o modelo chileno de garantias financeiras — uma prática que assegura recursos para o correto fechamento das minas.

Inclusão e protagonismo feminino

Um dos pontos altos do congresso foi a expressiva participação feminina, refletindo avanços significativos na promoção da diversidade e inclusão no setor mineral. A presença de mulheres em posições técnicas e de liderança nas discussões reforçou a importância de um ambiente mais equitativo e representativo nas atividades ligadas à mineração.

Capacitação e integração internacional

Para o presidente da Feam, Rodrigo Franco, a presença de servidores em eventos técnicos internacionais está alinhada às diretrizes institucionais da fundação. “A participação em encontros como esse fortalece a capacitação dos nossos profissionais, amplia o diálogo com diferentes atores do setor mineral e reforça a inserção da Feam nas discussões globais sobre mineração sustentável”, afirmou.

A presença da Feam no Sustainable Mining 2025 reforça o papel de Minas Gerais como referência na busca por soluções que conciliem desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental na mineração.

Ascom/Sisema