Fiscalização ambiental investiga irregularidades no Centro-Oeste de Minas

Notícia

Criado: Qua, 16 set 2009 03:00 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


 

Um empreendimento teve suas atividades suspensas e outros quatro foram multados nos três primeiros dias da operação de fiscalização de atividades irregulares de extração de areia nas margens do Rio Lambari, afluente do Rio Pará, no Centro-Oeste de Minas. A ação é promovida pelo Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGGAI) do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). 

Já foram alvo da fiscalização os municípios de Araújos, Perdigão, Leandro Ferreira e Bom Despacho. De acordo com a gerente de Monitoramento e Fiscalização do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marúsia Guimarães, um empreendimento localizado em Araújos teve as atividades suspensas por estar extraindo argila sem regularização ambiental e foi multado por ter feito intervenções em área de preservação permanente.  

Ainda em Araújos, dois empreendimentos foram multados. Um por estar dispondo óleo de forma inadequada e outro, que apesar de ter outorga para captação de água do rio, estava fazendo a captação a cerca de dois quilômetros de distância da área autorizada pelo Igam. “Nesse caso, além da multa, o empreendedor teve sua outorga cancelada”, explica Marúsia.

 A gerente informa, ainda, que a fiscalização tem também um caráter educativo. “Nos deparamos com empreendimentos regularizados ambientalmente mas que estão dispondo o resíduo final da extração de areia de forma inadequada”, explica. Nesses casos, os ficais estão orientando os empreendedores e solicitando documentos como o Projeto Técnico de Recuperação Florestal (RPTF) e o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD).  

A fiscalização, que termina nesta sexta-feira (18), ainda vai passar pelos municípios de Nova Serrana e Divinópolis.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais