Fórum discute gestão de resíduos como oportunidade de negócios

Notícia

Criado: Seg, 27 out 2008 22:55 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


A prevenção da geração de resíduos se traduz na mudança de comportamento e na incorporação de diretrizes sustentáveis no processo de gestão. Nesse contexto, o Fórum Nacional tem como premissa a gestão de resíduos como oportunidades de novos negócios, associados ao desenvolvimento de novas tecnologias e às políticas públicas de implantação de coleta seletiva e reciclagem.

De acordo com o presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, já estão em andamento em Minas Gerais, por meio do Projeto Estruturador Resíduos Sólidos, estratégias para o gerenciamento de resíduos e soluções para minimizar seus impactos no meio ambiente. “Queremos transformar um problema em oportunidade, através da reciclagem e do aproveitamento energético. Nossa política é reduzir ao máximo os resíduos aterrados, pois isso representa desperdício de matéria-prima e de energia”, esclarece.

O presidente também informa que o evento irá reunir especialistas da área para a discussão de propostas de políticas públicas para gestão dos resíduos. Serão também discutidos com o setor produtivo e com a academia aspectos tecnológicos e sociais, buscando mecanismos econômicos de incentivo e de mercado. “Sabemos que no Brasil há uma expressiva comunidade de pessoas associadas à catação de recicláveis, queremos avançar na questão reforçando a participação dos catadores no processo”, pontua.

O Fórum é direcionado a gestores públicos e privados, comunidade acadêmica, pesquisadores, consultores, especialistas e formadores de opinião, e traz como temas para debate: sociedade de consumo, política estadual de gestão de resíduos, resíduos especiais (óleos vegetais, eletroeletrônicos, embalagens, pneus, pilhas, baterias e lâmpadas) e catadores de recicláveis. O Fórum Nacional é um evento preparatório para o Fórum Internacional, que irá acontecer em 2009.

Ascom Sisema/ CMRR