O 8º Fórum das Águas de Minas Gerais oferecerá em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 27 de março, uma série de atividades para comemorar o Dia Mundial da Água e refletir sobre as ações e a política de recursos hídricos implantadas no Estado. A abertura do evento será no dia 23, às 9h, no Plenário da Assembléia Legislativa. Em seguida, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, fará a palestra ‘Avanços e Desafios da Política das Águas em Minas Gerais', uma análise sobre os dez anos da lei mineira das águas, sua aplicação, avanços e limitações.
O debate sobre a gestão das águas em Minas será enriquecido com as contribuições consolidadas durante o ‘Ciclo de Debates - 10 anos da Política Estadual de Recursos Hídricos', realizado entre os dias 29 de janeiro e 17 de fevereiro de 2009 em diferentes regiões do Estado. "Todo esse debate permitirá uma análise mais profunda sobre a lei das águas. Ele dará subsídio para que a gestão de recursos hídricos em Minas avance para patamares significativos e que novas estratégias possam ser propostas", destaca a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Pedrosa.
Durante o Fórum, serão abordados também temas como a revitalização da bacia do rio das Velhas e gestão das águas na indústria. Outro destaque é o Bate Papo no Sisema - Sistema Estadual de Meio Ambiente, que discutirá no dia 26, às 15h30, o tema ‘Uso e manejo de água na agricultura'. A atividade contará com a presença do secretário-adjunto de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Romano, e do presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), Helvécio Mattana Saturnino. Ela acontecerá na sede do Sisema - rua Espírito Santo, 495, 4º andar, Centro, Belo Horizonte.
A semana contará, ainda, com atividades educativas e culturais. O destaque será o lançamento do livro "A Serra do Rola Moça" do escritor e cantor Matinho da Vila, no dia 27, às 16, no Parque Estadual Serra do Rola Moça. De 23 a 27, estará aberta a Exposição ‘Mudanças Climáticas' do Greenpeace, na sede do Sisema. Antecedendo a abertura oficial do Fórum, no dia 22, às 10h, acontecerá o Projeto Concerto no Parque em Homenagem ao Dia Mundial da Água, um oferecimento da Fundação Clóvis Salgado, com apoio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
O Fórum das Águas é realizado anualmente pelo Igam em parceria com o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, Copasa, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Minicursos
Dentro da programação do Fórum das Águas de Minas Gerais serão oferecidos cinco minicursos voltados para o gerenciamento de recursos hídricos, entre os dias 23 e 26. Os cursos são direcionados para a comunidade em geral e a participação é gratuita, mediante inscrições.
No primeiro dia (23/03), às 14h, será oferecido o curso ‘Integração da gestão de recursos hídricos com a gestão de meio ambiente'. No dia 24, estão programados os cursos ‘Utilização prática das informações do monitoramento da qualidade das águas'; ‘Elaboração de Termos de Referência de Planos Diretores de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas' e ‘Instrumentos Autorizativos Ambientais: Licenciamento Ambiental, Documento Autorizativo para Intervenção Ambiental e Outorga de Direito do Uso da Água', todos de 8h às 18h. O curso ‘Elaboração de projetos ambientais para captação de recursos do Fhidro, atualizações e possibilidades' acontecerá nos dias 24 e 25, com carga horária de 16 horas.