Governador e Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome participam da abertura do 10º Festival Lixo e Cidadania

Notícia

Criado: Seg, 21 nov 2011 10:02 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


 

O Governador Antonio Anastasia e a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Teresa Campelo participam, nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, às 19h30, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), da abertura oficial do 10º Festival Lixo e Cidadania e Semana Mineira de Redução de Resíduos. O evento vai reunir mais de 1,2 mil pessoas, entre catadores de materiais recicláveis de todo o país, técnicos de meio ambiente, representantes do poder público e iniciativa privada, estudantes e público em geral para debater a questão do consumo consciente e as políticas nacional e estadual de resíduos sólidos urbanos.

Também participarão do evento o Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Diniz Pinheiro; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges; da Presidente do Servas, Andrea Neves; do Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Angelo Roncalli; do Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), José Claudio Junqueira, entre outras autoridades dos poderes Federal, Estadual e Municipal.

Durante a cerimônia, serão homenageadas  empresas e instituições que contribuíram para o reconhecimento e o fortalecimento do movimento organizado de catadores de materiais recicláveis em Minas Gerais.

Na ocasião, o Governador Antônio Anastasia irá sancionar a lei que reconhece o valor dos serviços ambientais prestados pelas associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, passando a remunerá-los por tonelada de material coletado e comercializado.

Sobre o Festival Lixo e Cidadania + Semana Mineira de Redução de Resíduos

Há uma década, Belo Horizonte realiza um dos maiores e mais importantes eventos para a discussão da coleta seletiva e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis no Brasil: o Festival Lixo e Cidadania. Da mesma forma, em parceria com a União Européia, Minas Gerais promove uma semana de conscientização da sociedade para a necessidade de se reduzir, reaproveitar e reciclar: a Semana Mineira de Redução de Resíduos.

Este ano, esses dois importantes eventos para a discussão da sustentabilidade acontecerão juntos, de 19 a 26 de novembro. Nesse período, todos os principais agentes do ciclo da coleta seletiva estarão mobilizados para discutir e trabalhar em prol do meio ambiente – catadores de materiais recicláveis, técnicos, estudantes, e, claro, cidadãos comuns que já possuem um olhar diferenciado não só para a questão dos resíduos sólidos, mas, principalmente, para o consumo.

Durante uma semana, serão realizadas diversas atividades em Belo Horizonte, a maioria no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), no bairro Esplanada. Além do espaço para os debates, que pretendem reunir mais de 6 mil pessoas, será montada uma grande galeria de arte, com peças feitas com produtos retirados do lixo, e a já tradicional feira de produtos reciclados aberta ao público. Alunos de escolas públicas e particulares da Capital também participarão de visitas guiadas e oficinas de arte-educação.

10 anos de conquistas

Em sua décima edição, o Festival Lixo e Cidadania apresenta ao público uma síntese da transformação da história dos catadores de materiais recicláveis no Estado. “Quando criamos o evento, ninguém conseguia entender como os catadores queriam ligar lixo à cidadania. Era uma coisa absurda. O Festival mudou o conceito na sociedade sobre a coleta seletiva e a visão dos catadores. Ao reunir em um mesmo local todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal) junto com a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e a imprensa, fizemos a nossa parte para a transformação de uma visão, até então hostil, dos catadores de materiais recicláveis. Hoje, a sociedade já entende que catadores são agentes de preservação do meio ambiente, não pessoas que vivem do lixo”, defende José Aparecido Gonçalves, idealizador e coordenador do Festival e diretor do CMRR.

Um dos grandes méritos dessa trajetória foi o estímulo à organização formal dos catadores em cooperativas e associações, além da criação de um Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis forte e atuante. “Hoje, os catadores são protagonistas de sua própria história, têm rosto próprio na sociedade. Têm acesso ao poder público, à iniciativa privada. Os próprios catadores é quem fazem a condução dos trabalhos, cabendo às ONGs somente a consultoria técnica”, afirma.

Evolução no debate

Nesses 10 anos, a forma do debate também evoluiu. Antes, as discussões giravam em torno da necessidade de o poder público e a sociedade reconhecerem o catador de materiais recicláveis. Agora, o debate ocorre mais na esfera das políticas públicas e da economia, não só sobre a situação dos catadores enquanto trabalhadores, mas sobre a necessidade de se unir forças para a conscientização de toda a população para o consumo consciente.

Repercussão internacional

O período de 19 a 26 de novembro é importante para a sustentabilidade não só aqui, mas também em outros 20 países, onde acontece a Semana Européia de Redução de Resíduos. Minas Gerais é o único estado fora da Europa a participar do evento, graças à parceria da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) com a União Europeia.  As ações que acontecerão no estado concorrerão a um prêmio internacional que será entregue no próximo ano, na cidade de Bruxelas, na Bélgica.

O Festival Lixo e Cidadania/ Semana Mineira de Redução de Resíduos é uma realização do Fórum Estadual Lixo e Cidadania (FELC), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e Instituto Nenuca de Desenvolvimento Social (Insea). Conta com a parceria do Sebrae, de ministérios do Governo Federal e de secretarias do Governo de Minas.

 

SERVIÇO PARA O PÚBLICO

Festival Lixo e Cidadania + Semana Mineira de Redução de Resíduos
Atividades em diversos pontos da cidade

De 22 a 15/11 - Palestras, exposições de arte, feira de produtos reciclados
Centro Mineiro de Referência em Resíduos
Rua Belém, 40, Esplanada – Esquina com Av. Andradas

Horário: de 9h às 18h

Informações para o público: (31) 3465-1200

PROGRAMAÇÃO
Semana Mineira de Redução de Resíduos e 10º Festival Lixo e Cidadania

29/11
Sábado 
Hora 13h
Local Shopping Pátio Savassi
Abertura oficial da Semana Mineira de Redução de Resíduos

Início da campanha de coleta de materiais recicláveis
Intervenções de teatro e música

21/11
Segunda-feira

Hora 9h
Local Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 30
Homenagem aos 10 anos do Festival Lixo e Cidadania. Debate: Desafios e perspectivas do Movimento Lixo e Cidadania no Estado de Minas Gerais. 

·         Alexandre Camboim - Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis

·         Regina Maria Manoel - Organização de Auxílio Fraterno- OAF

·         Luiza Erundina - Câmara de Deputados

·         Heliana Kátia Campos - Engenheira Civil e Sanitarista

·         Dom Serafim Fernandes de Araújo - Arquidiocese de Belo Horizonte

·         Irma Maria Cristina Bove Roletti- Pastoral Nacional do Povo da Rua

·         Maria das Graças Marçal- Asmare 
 
15h
Estação do Metrô Eldorado

 21/11
Abertura do posto de coleta de resíduos eletroeletrônicos que irá funcionar em quatro pontos da cidade (Metrô Eldorado, Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Cidade Administrativa e Shopping Pátio Savassi)

 
19h30
Centro Mineiro de Referência em Resíduos
Abertura oficial do 10º Festival Lixo e Cidadania, com a presença do Governador Antônio Anastasia e da Ministra do Desenv. Social e Combate à fome, Teresa Campelo.

- Feira de Produtos Reciclados

- Exposição de artes visuais

- Desfile de moda reciclada

 
 
22/11
 Terça-feira 
Hora 9h30 às 12h30
Local Centro Mineiro de Referência em Resíduos
Política Nacional de Resíduos e a Logística Reversa

·         Izabella Teixeira - Ministra do Meio Ambiente

·         Adriano Magalhães – Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

·         Luciano Luz Badini Martins – Promotor de Justiça e Coordenador do CAOMA/MP

·         José Carlos Carvalho - ex-ministro do Meio Ambiente e ex-secretário de Estado do Meio Ambiente de Minas Gerais

·         Shelley de Souza Carneiro – Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria - CNI

·         Alexandre Cardoso -  Representante do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável

·         Carlos Monforte – Jornalista da Globo News  (moderador)

14h às 17h
 Centro Mineiro de Referência em Resíduos
 A Política de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e a Interface com a Política de Resíduos Sólidos Urbanos

·         Tereza Campello - Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

·         Paulo Cesar Vicente de Lima – Promotor de Justiça e Coordenador da CIMOS/MP

·         Wander José Goddard Borges – Secretário de Estado de Desenvolvimento Social

·         Jorge Nahas – Secretário Municipal de Desenvolvimento Social

·         Victor Bicca Neto – Diretor de Assuntos Governamentais da Coca-Cola Brasil

·         Maria Madalena Duarte – Representante do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável – MNCR

·          Maria Inês Nassif – Jornalista  (debatedora)

23/11
Quarta-feira
Hora 9h30 às 12h30
Local  Centro Mineiro de Referência em Resíduos
 Os Avanços do Processo de Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

·         Nabil Georges Bonduki - Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente

·         Edison Martinez – Consultor da Área de Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios

·         InJorge Cuauhtemoc Fernandez  Rincon – Analista Técnico de Atendimento Coletivo/Indústria do SEBRAE

·         Neli Medeiros – Representante da Redesol

·         José Carlos Junqueira – Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM (moderador)

 
 
14h às 17h
 Centro Mineiro de Referência em Resíduos
 Desafios e Perspectivas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos para Estados e Municípios Coordenação e realização: Ministério do Meio Ambiente – Departamento do Ambiente Urbano

 

·         Silvano Silvério da Costa – Diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente

·         Ângelo Roncalli – Presidente da Associação Mineira de Municípios

·         Carlos Alencar Cavalcante - Representante do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável - MNCR

·         Roberta Zampetti – Jornalista da Rede Minas  (debatedora)

 
14h às 17h
 Centro Mineiro de Referência em Resíduos
Plenária específica: Saber Sustentável – a Produção de um Novo Conhecimento

14h às 17h
Centro Mineiro de Referência em Resíduos
 Estudo de caso:

·         Projeto Rondon Resíduos

·         Insea – experiência Cataforte

·         Projeto de Mobilização da SLU 

 
 
24/11
Quinta-feira 
Hora 9h30 às 12h30
Local  Centro Mineiro de Referência em Resíduos
 
 A Sustentabilidade da Coleta Seletiva com a Inclusão sócio produtiva dos Catadores de Material Reciclável

·         Experiências do Brasil – experiência de Ourinhos/São Paulo 

·         Experiência da Índia – Baby Popat Mohite – Shabana Diler – Sanjeev Shivajirao Wavare 

·         Experiências do Peru – Ciudad Saludable 

·         Experiência Banco do Brasil na cadeia produtiva da reciclagem 

·         Moderadores – Heliana Kátia e Tião Santos  

14h às 17h
 

Centro Mineiro de Referência em Resíduos
 

Encontro com prefeitos de municípios mineiros – Apresentação dos planos de ação dos governos Federal e Estadual em apoio à implementação do serviço de coleta seletiva

 
14h às 17h
Centro Mineiro de Referência em Resíduos
 

Plenária específica com os órgãos públicos federais – A implementação da coleta seletiva solidária. Coordenação: GT dos Órgãos Públicos Federais no Estado de Minas Gerais.

 
9h às 17h
 FIEMG

Avenida do Contorno, Belo Horizonte, MG
Seminário Resíduo é Energia

Objetivo – Proporcionar discussão sobre alternativas tecnológicas para o aproveitamento energético dos Resíduos Sólidos Urbanos – RSU, sem viabilidade técnica econômica para a reciclagem, que são descartados diretamente em lixões, aterros controlados ou sanitários.

25/11
Sexta-feira
Hora 8h30 às 17h
Local Centro Mineiro de Referência em Resíduos
Seminário Gestão Resíduos Industriais e da Mineração

08h30 –  Abertura

09h  –  Plano e Política Nacional de Resíduos (Foco nos Resíduos Industriais e da Mineração)

9h30 – Inventário de Resíduos Sólidos de Minas Gerias – FEAM
Renato Teixeira Brandão – Gerente de Resíduos Sólidos Industriais e da Mineração

10h30 – Bolsa de Recicláveis – FIEMG
Wagner Soares Costa

14h – Apresentação dos projetos vencedores do prêmio “Minas Menos Resíduos”  2010:

Case 1 – 3º colocado no Prêmio 2010
                 Samarco Mineração S/A

                Vladimir Barçante de Figueiredo

 

Case 2 – 2º colocado no Prêmio 2010

                Stoppani do Brasil Produtos Químicos

                Piermario Portatadino de Souza

Case 3 – 1º colocado no Prêmio 2010 

               Votorantim Metais Zinco S.A - Unidade 

               Três Marias

               Maximiliano Rezende Ferreira - Gerente

              da Área de beneficiamento

16h – Entrega do Prêmio Minas Menos Resíduos 2011

 

 

8h30 às 17h
Shopping Pátio Savassi
Seminário Resíduos da Indústria da Moda

10h – Abertura
José Cláudio Junqueira - Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM)

10h10 – Abrigo do Design - trajetória residual na geografia da moda mineira
Professora Gabriela Maria Ladeira Ferreira Torres - Coordenadora do Curso de Design de Moda da Fumec

10h45 – Desperdício Têxtil na Indústria da Moda - "Re-círculo"
Estilista - Roberta Lapertosa Langoni Pena
11h15 – Desfile


11h30 - Talentos do Brasil – Ministério do Desenvolvimento Agrário
Coordenadora - Patrícia Guimarães

12h10 – Moda Sustentável
Mary Design

12h40 – Debate - Moderadora: Cris Guerra (Hoje Vou Assim)

13h10 – Intervalo para almoço

14h10 – Logística Reversa: Tendência na Indústria da Moda
Estilista - Elisa Grossi

14h40 – Mostra de Peças

15h – Sustentabilidade da indústria têxtil
Ecosimple - Tecidos reciclados

15h40 – Reaproveitamento de Resíduos na Indústria Têxtil
Estilistas - Ana Paula Sudano e Graça Ottoni

16h10 – Desfile

16h20 - Intervalo

16h40 – Oficina de Moda Sustentável do Centro Mineiro de Referência em Resíduos e apresentação da Modateca

17h10 – Desfile

17h30 - Debate final - Moderadora: Cris Guerra (Site Hoje Vou Assim)

18h - Encerramento