O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), é um dos apoiadores do 19º International Congress of Speleology (ICS), maior evento mundial da espeleologia, que acontece entre os dias 20 e 27 de julho de 2025, no Centro de Convenções Minascentro, em Belo Horizonte. O evento, que também sedia o 38º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), reúne a comunidade nacional e internacional dedicada ao estudo e preservação das cavernas, celebrando os 60 anos da União Internacional de Espeleologia (UIS).
Apoiar um evento de tamanha relevância internacional reforça o compromisso do Governo de Minas com o desenvolvimento sustentável e com a valorização do conhecimento técnico e científico em áreas estratégicas como a espeleologia. “Trata-se de uma oportunidade única de integrar especialistas de diferentes países e promover o intercâmbio de experiências e práticas sustentáveis na gestão e preservação dos ambientes subterrâneos”, destaca a coordenadora Técnica da Unidade Regionais de Regularização Ambiental (URA central Metropolitana), Isabel Mascarenhas Oliveira.
Minas Gerais, que abriga algumas das mais importantes formações cavernícolas do país, tem papel de destaque na espeleologia brasileira e mundial. Exemplo disso é o Vale do Peruaçu, localizado no norte do estado, que foi recentemente elevado a Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO — o primeiro título do tipo concedido ao estado. A decisão foi anunciada durante a 47ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, realizada em Paris, no dia 13 de julho de 2025. O reconhecimento abrange o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que abriga sítios arqueológicos, cavernas monumentais e paisagens naturais únicas, como o impressionante Cânion do Rio Peruaçu.
Durante os sete dias de congresso, pesquisadores, gestores públicos, educadores, exploradores de cavernas e representantes de organizações ambientais estarão reunidos para discutir avanços científicos, desafios ambientais e políticas públicas voltadas à proteção do patrimônio espeleológico.
A Feam também marca presença com um estande institucional, onde apresenta ao público ações, estudos e programas voltados à conservação de cavernas em Minas Gerais. Além disso, técnicos da fundação contribuíram com a programação científica do congresso, por meio da apresentação de três trabalhos relevantes para a área:
"Quais condicionantes ambientais espeleológicas estão previstas nas normativas federais?", da coordenadora de Análise Técnica da URA Central Metropolitana da Feam, Isabel Pires Mascarenhas Ribeiro de Oliveira & do ex-servidor da Feam, que analisa os principais requisitos legais voltados à proteção de cavernas no Brasil, Vandré Ulhoa Soares Guardieiro;
"Importância da atuação do Grupo Interdisciplinar de Espeleologia de Minas Gerais: análise de atas de reunião no período de 2018 a 2022", da gestora ambiental da Gerência de Apoio Técnico da Feam, Ana Carolina Andrino de Melo, & da coordenadora de Análise Técnica da URA Central Metropolitana da Feam Isabel Pires Mascarenhas Ribeiro de Oliveira, que discute a articulação técnica entre órgãos estaduais na gestão espeleológica;
"Demonstrações de fé na Casa de Pedra São Geraldo do Araguaia – PA", servidora da Gerência de Suporte Técnico da Feam, Laís Moreira Fernandino & Maryanne Normitta Miranda e Silva, que explora as relações culturais e simbólicas em cavernas utilizadas como espaços de religiosidade popular.
Também foi distribuído aos visitantes um flyer com QR Code que dá acesso a uma cartilha bilíngue (português e inglês) produzida por servidores da Gerência de Apoio Técnico e da Unidade Regional de Regularização Ambiental Central Metropolitana da Feam. O material reúne informações técnicas e orientações sobre o tema, ampliando o acesso ao conhecimento especializado de forma acessível e digital. Clique aqui para acessar a cartilha.
Mais informações sobre a programação completa e detalhes do congresso estão disponíveis no site oficial: www.speleo2025.org.
Wilma Gomes
Ascom / Sisema