A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) em parceria com o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) realizou nesta quarta-feira (11) o III Workshop de Simbiose Industrial. O foco foram as empresas do setor de construção civil e o objetivo é promover a troca de informações e propiciar oportunidades de negócios entre essas empresas.
A simbiose industrial é a troca física de materiais e serviços e ainda de conhecimento, que visa conectar indústrias tradicionalmente separadas. “O resíduo é tido como matéria prima, recurso”, destaca a representante do Programa de Simbiose Industrial na Inglaterra, Beatriz Luz.
O workshop faz parte do Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI), idealizado pela Fiemg em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) por meio do CMRR. O programa tem financiamento do Departamento para o Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (Defra), do Governo da Assembléia do País de Gales, do Executivo Escocês e da Invest da Irlanda do Norte.
A diretora executiva do CMRR, Denise Bruschi, fez a abertura do evento e destacou a importância do espaço para discussão de avanços na gestão de resíduos. “É importante possibilitarmos oportunidades para realização de negócios que visam o intercâmbio de recursos e resíduos entre empresas, como as que reunimos hoje. O CMRR é uma ação inovadora que busca promover a captação, avaliação e divulgação de iniciativas nas áreas técnica e social que contribuam para a gestão de resíduos”.
Participaram do encontro 28 participantes, representando 26 empresas. Como resultado inicial deste workshop foram contabilizadas 120 oportunidades de sinergia entre as empresas participantes.
O coordenador do Programa em Minas, Eduardo Guimarães, ressaltou que “o custo para o empreendedor fazer parte do programa é zero e as vantagens são muitas, como inovação tecnológica e redução de custos de produção”. Ainda segundo Guimarães, o PMSI em Minas já conta com 86 empresas e 169 sinergias identificadas.
As regiões trabalhadas nessa experiência são a Alto São Francisco e Centro Oeste. O PMSI foi lançado em março de 2009 e tem previsão de término em março de 2010, funcionando como um projeto piloto.
Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.