Índice de P+L: Em busca da Sustentabilidade

Artigo

O Índice P+L tem como objetivo mensurar a evolução dos níveis de ecoeficiência dos processos produtivos da indústria de transformação no Estado de Minas Gerais. O método de cálculo contempla 21 indicadores que abrangem cinco temas: Materiais; Água e Efluentes Líquidos; Energia; Resíduos Sólidos e Emissões Atmosféricas. 

O desenvolvimento desse índice, como instrumento de gestão, permitiu a padronização de uma metodologia única para a avaliação do desempenho ambiental dos empreendimentos, focada nas práticas de ecoeficiência e P+L. 

A metodologia desenvolvida traz como inovação a possibilidade de uma análise agregada ou desagregada dos cinco temas trabalhados, auxiliando os empreendedores no acompanhamento e definição de ações direcionadas às áreas mais deficitárias, resultando em uma melhoria global do Índice P+L do processo produtivo. 

A adoção do Índice P+L, como ferramenta de gestão, permitirá ao Estado, empreendedores e sociedade civil o acompanhamento das transformações das práticas empresariais em direção a padrões de produção e consumo mais sustentável. 

Para o teste da metodologia desenvolvida, foram selecionados 5 setores produtivos no Estado de Minas Gerais – siderurgia, cimento, têxtil, laticínios, curtumes e metalmecânico (com foco no setor de autopeças). 

Isso não significa que a metodologia seja aplicável apenas a esses setores. O método consolidado deverá se estender aos demais segmentos e aplicado pelos mais variados setores da indústria de transformação para a avaliação da ecoeficiência dos processos produtivos e do setor industrial mineiro em geral. 

Clique aqui para ter acesso ao folder de divulgação do projeto. (.pdf)

Clique aqui para ter acesso ao Caderno Técnico do projeto, contendo todas as informações sobre o desenvolvimento do Índice P+L e sua metodologia cálculo. (.pdf)       

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2009 foi realizado no Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR o Seminário “Índice P+L: Em Busca da Sustentabilidade" que teve como objetivo divulgar o Índice P+L. Clique nos links abaixo para ter acesso a apresentações realizadas no seminário. 

Apresentação FEAM sobre o Índice P+L (.pdf)

Apresentação Sebrae (.pdf)

Apresentação CNTL parte 1 (.pdf)

Apresentação CNTL parte 2 (.pdf)

Apresentação CETESB (.pdf)

Apresentação Itambé (.pdf)

Apresentação Holcim (.pdf)

Apresentação Cedro Textil (.pdf)

Apresentação ArcelorMittal (.pdf)

Apresentação Unisinos (.pdf)

Mais informações sobre o projeto Índice P+L pelos telefones:  (31) 39151478 / (31) 39151232