A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) recebeu, de 23 de setembro a 4 de outubro, a coordenadora do Consórcio de Consultorias Francesas que apoiará a elaboração do Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais. Durante 15 meses serão realizadas missões técnicas, oficinas participativas e estudos para conclusão do Plano. Nesta primeira missão foi realizado um amplo mapeamento das principais instituições governamentais e não governamentais interessadas no tema, assim como um levantamento detalhado dos projetos, bancos de dados e iniciativas em andamento com relação à energia e mudança do clima no estado.
Energias renováveis como a eólica são estratégias para adaptação às mudanças climáticas
Segundo a coordenadora do consórcio, Charlotte Raymond, essa primeira etapa foi importante para identificar novos parceiros e colaboradores que irão trabalhar em conjunto com a Feam nas próximas missões. As reuniões contaram com a participação de várias secretarias de Estado, como as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sects), Planejamento e Gestão (Seplag), de Governo (Segov), Transporte e Obras Públicas (Setop), Casa Civil e Relações Institucionais e outras instituições que compõem as Redes de Governo de Minas Gerais.
A elaboração do Plano é um dos projetos resultantes da cooperação internacional que o Governo de Minas desenvolve, desde 2009, com a Região de Nord-Pas-de-Calais, no norte da França. A atividade minerária foi inicialmente o fator motivador para aproximação de Minas com a França, mas devido ao reconhecimento dos avanços de Minas Gerais e Nord-Pas-de-Calais na área de Mudanças Climáticas foi proposta a execução conjunta do projeto, adaptando as experiências de sucesso naquele país ao contexto mineiro.
A publicação do Plano Estadual de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais está prevista para o final de 2014, mas os interessados poderão, em breve, acessar um site dedicado exclusivamente ao Projeto, que será composto de notícias, imagens e informações que abordarão desde as etapas de elaboração do Plano até os acontecimentos mais atuais.
Thais Lopes
Ascom / Sisema