Chovia muito no momento em que os cinco mil litros de álcool, cinco mil de gasolina e cinco mil de óleo diesel escorreram por uma canaleta marginal à rodovia, cruzaram a estrada em uma galeria subterrânea e chegaram a uma ravina, formando poças. O córrego Carrapatinho, localizado a cinco quilômetros do rio Jequitinhonha, também foi atingido, no entanto, devido à tromba d’água e à grande vazão, não há vestígios do combustível no curso d’ água. Nos próximos dias um laboratório fará a coleta da água para análises.
De acordo com técnicos do NEA, o caminhão já foi retirado do local e a maior parte do vazamento foi absorvida pelo solo, nas margens da rodovia, pelo fato de o terreno ser arenoso. Por isso, a empresa especializada em emergência ambiental contratada pela transportadora proprietária do veículo, trabalha na remoção de cerca de 150 toneladas de terra encharcada com o combustível. O material deverá ser encaminhado a um aterro industrial ou pode ainda ser incinerado ou co-processado.
Será feita, também, a recuperação da área de onde a terra foi removida. O terreno será reconstituído em diferentes níveis, formando uma espécie de escada, receberá adubo e a vegetação será replantada. O técnico do NEA permanecerá no local até que todo trabalho seja executado.
Data: 21/02/08
Ascom Sisema
NEA acompanha trabalho de remoção de combustível na MG 367 - FEAM
NEA acompanha trabalho de remoção de combustível na MG 367
Notícia
Criado: Sex, 22 fev 2008 13:12 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05