Órgãos se reúnem para ampliar ações de consumo consciente

Notícia

Criado: Ter, 27 nov 2007 17:05 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


“Serão dois dias de palestras e oficinas sobre os princípios do Ambientação, além de um espaço para apresentação das experiências bem sucedidas das instituições-parceiras que já implantaram o programa”, afirma a coordenadora do Ambientação, Mirian Dias Baggio. No Fórum, os participantes também terão a oportunidade de acompanhar, de maneira detalhada, os mecanismos do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) – uma ferramenta que permite registrar as ações realizadas, acompanhar os indicadores de desempenho, planos de ação, sugestões e o planejamento do programa.

“Com o Sistema de Integrado de Gestão Ambiental, é possível conhecermos as demandas, melhorar as campanhas propostas e, ainda, avaliar a efetividade de nossas ações”, ressalta a coordenadora. No Siga, são monitorados seis indicadores: consumo de água, de energia elétrica, de copos descartáveis, de papel A4, volume de resíduos e reutilização de papel A4.

No Centro Mineiro de Referência em Resíduos, onde está presente desde a inauguração em junho deste ano, o Ambientação já soma resultados expressivos, que se traduzem na redução da geração de resíduos e de custos. O consumo de copos descartáveis, por exemplo, é nulo. No lugar do plástico, todos os funcionários e visitantes utilizam canecas. No item água, o indicador do CMRR é 30% inferior em comparação com outros prédios públicos. Com relação ao papel A4, o uso mensal por pessoa no CMRR é da ordem de 22 folhas. Nas demais instituições-parceiras do programa, a quantidade chega a 235.

Mudança de hábitos

Coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Ambientação incentiva os funcionários da administração pública a mudar de comportamento e assumir atitudes ambientalmente corretas no dia-a-dia. Para estimular a reflexão e a mudança de hábitos, o programa realiza campanhas de consumo consciente, coleta seletiva, comportamento no trânsito, arrumação e limpeza, saúde do corpo, redução da poluição sonora e anti-tabagismo.

Atualmente, o programa mobiliza cerca de 4,5 mil funcionários de mais de 30 instituições do Governo de Minas. Para os representantes de instituições privadas e das esferas municipais e federais, o Ambientação promove, na sede do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), encontros mensais para repasse de informações sobre procedimentos e metodologias. Somente neste segundo semestre, foram realizadas quatro reuniões, totalizando a participação de representantes de mais de 40 órgãos e empresas.

“A consciência sobre sustentabilidade começa pela sensibilização para a mudança de comportamento e, conseqüentemente, internalização do conceito de responsabilidade individual”, completa a coordenadora do programa, Mirian Dias. Em 2008, serão promovidos no CMRR 10 encontros do Ambientação, sempre na última sexta-feira do mês. Mais informações podem ser obtidas no telefone (31) 3483.8116.

Fonte: CMRR
Data: 26/11/07