Plano de Energia e Mudanças Climáticas - FEAM
Plano de Energia e Mudanças Climáticas
Notícia
As mudanças climáticas provocadas pelo crescente aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) já são uma realidade e seus impactos e custos estão cada vez mais condicionados ao nível de adaptação local, bem como ao grau de transição para a economia de baixo carbono dos territórios1.
Para o estado de Minas Gerais, além dos danos e prejuízos decorrentes dos eventos climáticos extremos já sentidos (cerca de 12,8 bilhões de reais contabilizados, desde 2008, por episódios de seca e fortes chuvas)2, os aumentos médios de temperatura esperados se situariam entre 2°C e 4°C até 2100, variando conforme a região e a estação do ano.
Estima-se, de forma conservadora, que se nada for feito, os custos dos impactos decorrentes das mudanças climáticas, para a economia estadual podem alcançar nas próximas décadas (2050), cerca de R$ 450 bilhões (sem considerar os impactos de eventos extremos)1.
Diante da magnitute dessas ameaças, o Estado adota como resposta o Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais (PEMC)3, política transversal de médio-longo prazo (2020-2030), construída por meio de um processo participativo, com objetivo de promover a transição para a economia de baixo carbono, reduzir a vulnerabilidade às mudanças climáticas no território mineiro e articular com coerência as diferentes iniciativas já desenvolvidas e planejadas, dentro de uma estratégia territorial integrada.
Clique na imagem para acessar o Sumário Executivo.
Em função da transversalidade inerente ao tema, o PEMC contempla estratégias, diretrizes e ações específicas de mitigação considerando os setores Energia; Agricultura, Florestas e outros Usos do Solo (AFOLU); Transportes; Indústria e Resíduos. Adicionalmente, é estabelecida uma Estratégia de Adaptação Regional para lidar com os impactos das mudanças climáticas considerando ações locais e instrumentos transversais que garantam uma coordenação institucional e governança adequadas para reduzir a vulnerabilidade às mudanças climáticas no território mineiro.
Para ter acesso aos estudos desenvolvidos e obter mais informações acesse: http://pemc.meioambiente.mg.gov.br/