As Deliberações Normativas nºs 118, 119 e 126, de 2008, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), que estabelecem medidas para a adequação de áreas de disposição de lixo e que convocam municípios para regularização ambiental de sistemas adequados de disposição final, serão foco de um seminário promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), na cidade de Ipatinga. O evento acontece nessa quinta-feira (06) às 8h30 na UNIPAC Vale do Aço (Rua Salermo,299 - Bairro Bethânia). O credenciamento terá início às 8h00.
Os seminários ocorrem desde 2004 e, de acordo com o sub-coordenador do programa Minas sem Lixões, Breno Machado, vêm sendo fundamentais para a melhoria das condições de saneamento no Estado, que registra uma redução de 40% do número de lixões desde 2003. "Além da orientação teórica, os participantes também aprendem na prática como funciona uma área de disposição final", explica Machado.
Nos últimos três anos já foram realizados mais de 60 seminários com a participação de cerca de 1,7 mil representantes de 650 municípios. Até meados de 2011, a meta do Governo é que a população urbana beneficiada com sistemas tecnicamente adequados de disposição final de resíduos sólidos urbanos atinja 70%.
Breno Machado observa que o esforço para erradicação de lixões e implantação de sistemas adequados de disposição deve ser uma prioridade para as municipalidades. "Os gastos em saneamento têm grande impacto positivo no sistema assistência à saúde da população, gerando economia financeira e melhor qualidade de vida para a comunidade", conclui.
Mais informações sobre o Seminário e confirmação de presença pelo telefone (31) 3281 5845.
Ascom / Sisema