Secretário divulga balanço ambiental de Minas

Notícia

Criado: Qui, 07 jun 2007 16:56 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


O secretário ressaltou a importância da criação do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, que vai capacitar gestores municipais para tratar os lixões e criar uma nova abordagem para gestão do lixo. Ele citou a implantação do Inventário Mineiro de Emissão de Gases, que poderá avaliar a importância de Minas Gerais na emissão de gás carbônico.

Outro destaque foi o investimento, já garantido, do banco alemão KfW, da ordem de oito milhões de euros para a segunda fase do Programa de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais – Promata- MG, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com contrapartida do mesmo valor do Governo de Minas. “Teremos um investimento de cerca de R$ 45 milhões a fim melhorar as condições das unidades de conservação com o objetivo de totalizar 400 mil hectares de áreas protegidas no Estado”, afirmou José Carlos Carvalho.

O secretário citou também o programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), que reúne uma série de ações do Governo de Minas Gerais para evitar e combater o fogo nas unidades de conservação estaduais; e o programa Minas sem Lixões, que tem o objetivo de apoiar os municípios no atendimento às normas de gestão adequada de resíduos sólidos urbanos, definidas pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

Ele destacou ainda a criação do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI), que tem por finalidade promover o planejamento e monitoramento da fiscalização ambiental no Estado e, ainda, coordenar o atendimento às denúncias ambientais dirigidas ao Sisema, inclusive as originadas pelo Ministério Público.

Data: 06/06/07
Fonte: Ascom Sisema