Seminário aprimora técnicas para casos de emergência

Notícia

Criado: Qui, 30 abr 2009 18:37 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em uma parceria com a Votorantim Metais Zinco S/A, promoveu o Seminário de Atendimento a Emergências no Transporte de Produtos Perigosos, entre os dias 27 e 29 de abril, em Juiz de Fora. "Essa ação é de grande importância para a conscientização e trabalha com o aprimoramento de técnicas a serem usadas diante de sinistros", atesta o Gerente de Emergências Ambientais da Feam, Eduardo Bacelar.

A Gerência de Emergências Ambientais (Geamb) é responsável por planejar e atuar de forma integrada e articulada com instituições públicas e privadas no atendimento a acidentes e emergências ambientais que coloquem em risco o meio ambiente e a saúde pública, bem como fomentar a adoção de ações preventivas. para Bacelar, esse seminário colabora com o estreitamento das relações público-privadas em prol do bem social, já que todos se beneficiariam com a maior qualidade no atendimento a emergências ambientais. "Além disso, torna-se possível a identificação de erros e, consequentemente, a correção dos mesmos", afirma Bacelar.

O seminário, que contou com apresentações teóricas e atividades simuladas, já havia sido promovido anteriormente pela Votorantim, mas é a primeira vez que a Feam fez parte. Bacelar informa que tais parcerias fazem parte dos projetos para este ano e que, inclusive, pretende-se levar seminários como esse para outras regiões, como para o Sul de Minas. "O Plano de Auxílio Mútuo, o PAM, desenvolvido em Juiz de Fora deve ser um modelo para que outros sejam criados", frisa. Para tanto Bacelar diz que medidas legais como benefícios às empresas participantes, por exemplo, sejam alternativas para atrair a iniciativa privada.

Outras instituições se juntaram a essa parceria, entre elas o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, as polícias militares Ambiental e Rodoviária, as Secretarias Municipais de Defesa Civil e Saúde de Juiz de Fora, além das empresas que são do Plano de Auxílio Mútuo (PAM): a ArcelorMittal, BD, Camilo dos santos, Gasmig, Mercedes Benz, MRS, UTE-JF e White Martins.

Fonte: Ascom/ Sisema

Mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas