Apoio - Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas

Artigo

Versão revisada e corrigida  em 11/10/07
Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas 


Belo Horizonte, 11de Outubro de 2007  

Aos membros dos CBHs e das Comissões pró-formação de Comitês,   

Encaminho  para apreciação dos companheiros o resultado de nosso trabalho na  reunião plenária de Agosto de 2007, no Hotel Floresta Mágica em Santa Luzia. 

Seguem a Ata desta reunião, que deverá ser ratificada na próxima plenária em novembro, e a nova Carta de Princípios, reformulada e já aprovada por aclamação na reunião de Agosto. 

O valor dos referidos documentos ressalta da simples leitura, demonstrando o elevado grau de unidade e de proposições a que chegamos coletivamente. É importante que cada conselheiro, dos três segmentos, receba estes textos e possa refletir sobre eles. 

Sobretudo a partir destes documentos, o Fórum exige de nós postura nova em relação à forma e ao conteúdo de nossas ações, atitudes e proposições. Cada CBH e Comissão devem estar cientes dos riscos que já corremos de desvalorizar os nossos instrumentos de intervenção comum que são, primeiramente os CBHs e complementarmente, o Fórum.  

Devemos convergir para obter junto ao Igam o cumprimento rigoroso de todos os itens  registrados em Ata e organizar a estrutura do Fórum nos moldes propostos e aprovados. 

Agradeço a confiança até aqui depositada em minha condução, e ao  Paulo Célio Catatau o apoio administrativo e político dispensado até o presente momento.

Novas decisões terão que ser implementadas na próxima plenária, de repercussão equivalente às de Agosto para consolidar nossos avanços, sem nos esquecermos de afastar os diuturnos e peçonhentos fantasmas que insistem em fazer intrigas bobas.  

Fica convocada a próxima plenária do Fórum Mineiro para os dias 18 e 19 de Novembro de 2007 em Belo Horizonte. As informações pertinentes chegarão a tempo. Meu sentimento é de otimismo quanto aos próximos passos do Fórum Mineiro.  

Quanto ao encontro do Fórum Nacional de CBHs está confirmado para 23 a 27 de Outubro de 2007 em Foz do Iguaçu/Paraná.

O Igam está tomando as medidas necessárias para transporte e hospedagem e se comunicando com todos os comitês.  Uma palavra sobre o Fórum Nacional. Não tenhamos ilusões.

O Fórum Mineiro só poderá desempenhar papel relevante nacionalmente se fizer bem o dever de casa. A reestruturação que ora empreendemos e a possibilidade de avançarmos para trabalhar com propostas claras e metas (objetivos e prazos), nos trará força política, conteúdo e unidade inteligente.

Não interessa ocupar posição de destaque nacional sem luz própria, pois o desgaste é certo. Fóruns estaduais e nacional fortalecidos passam pelo fortalecimento da participação igual e compartilhada dos três segmentos (sociedade civil organizada, empresas usuárias e estado). O predomínio de um ou outro segmento desnatura a proposta da lei federal 9433/97.      

Apolo Heringer Lisboa

Coordenador do Fórum mineiro de CBHs