Dez anos de história - Igam
Dez anos de história
Artigo
Criado em 17 de julho de 1997, o Igam apresenta um balanço positivo desses dez anos à frente do gerenciamento dos recursos hídricos no Estado. São 29 comitês de bacias hidrográficas instituídos, viabilizando a interação de representantes da sociedade civil, setor produtivo e poder público nessa gestão, além de mais de 16 mil usos de água regularizados e 98,3% da área estadual coberta pela rede de monitoramento da qualidade das águas.
A diretora-geral do Igam, Cleide Pedrosa, também destaca a criação e operacionalização do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais (Fhidro). “Hoje o Fundo é utilizado prioritariamente para fortalecer os instrumentos de gestão de recursos hídricos, como plano diretores de bacia hidrográfica, cadastro de usuários de água e sistema de informações”, explica.
Destaque também para as ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Recursos Hídricos para o Semi-árido Brasileiro (Proagua), que em Minas Gerais é gerenciado pelo Igam e já beneficiou 14 sedes municipais e 50 distritos mineiros com a ampliação e construção de sistemas de abastecimento de água tratada, bem como coleta e tratamento de esgoto.
O Igam conta também com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), que desenvolve atividades como o Sistema de Alerta a Inundação. Através desse sistema de alerta, é possível identificar as possibilidades de inundações nas cidades onde ele atua, minimizando perdas humanas e danos materiais.