Alunos e professores fazem intercâmbio ambiental no Itacolomi

Notícia

Criado: Qua, 02 abr 2008 18:11 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:34


Todos fazem parte da rede pública de escolas localizadas no entorno do Parque Estadual do Rola-Moça e conhecerão o trabalho de preservação da biodiversidade desenvolvido numa unidade de conservação diferente, ampliando a compreensão sobre a importância das áreas protegidas. Os dois parques são administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Os participantes já conheceram o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, como parte das atividades do Programa de Educação Ambiental da unidade de conservação, o ‘Conviver'. "Nas visitas, os alunos e professores têm uma noção real da diversidade biológica da região bem como sua importância para a melhoria da qualidade de vida das comunidades vizinhas ao Parque", afirma o coordenador do Programa, Alan Daniel Vinícius Pessoa.

O Programa ‘Conviver' foi criado em janeiro de 2007 e promove ações para sensibilizar as comunidades vizinhas do Parque sobre a importância da conservação do meio ambiente e viabilizar soluções para amenizar os impactos negativos causados pelo homem. "O programa conseguiu mobilizar um grande numero de pessoas, que agora, estão mais sensíveis quanto à importância do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça para suas vidas", afirma coordenador do programa.

Em 2007, cerca de 7,6 mil pessoas participaram das atividades educativas desenvolvidas pelo Programa como feiras de cultura e ambientais; blitze ecológicas, palestras e oficinas para alunos e professores, além de caminhadas e passeadas ecológicas com as comunidades do entorno. "Para este ano, as ações serão ampliadas para a formação de verdadeiros agentes ambientais em defesa da biodiversidade", ressalta Alan Pessoa.

O programa tem sido executado buscando parcerias com os diversos atores sociais que têm suas vidas ligadas direta ou indiretamente ao Rola-Moça. Entre os parceiros, estão a Copasa - que co-administra o Parque -; o Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata-MG); a Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - cujos alunos executam diversas atividades de pesquisa relacionadas à biodiversidade e ao turismo na unidade -; além das empresas Precon, V&M, Vale, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Militar e da organização não governamental Asturies.


02/04/2008

Fonte: Ascom / Sisema