Foto: Divulgação/Fiemg
O Programa Aliança Ambiental Estratégica - parceria entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - acaba de anunciar a primeira empresa a aderir às iniciativas de projetos socioambientais voluntários incentivados por esta importante parceria.
A empresa Aperam BioEnergia, pertencente ao Grupo Aperam, apresentou um importante projeto socioambiental focado em plantios consorciados nas florestas renováveis de eucalipto. Segundo o empreendimento, o objetivo é promover segurança alimentar das famílias do entorno, gerando trabalho e renda, utilizando a tecnologia Biochar, exclusividade da empresa, para melhorar a fertilidade do solo e promover o desenvolvimento sustentável.
União de esforços
A Aliança Ambiental Estratégica tem como objetivo promover a implementação de projetos socioambientais voluntários, por meio de empresas que desejam contribuir com a sustentabilidade no estado, seguindo diretrizes dos órgãos ambientais podendo, até, receber um selo de reconhecimento pelos resultados alcançados. Esta iniciativa traz benefícios para o meio ambiente, para a população mineira, e para as empresas.
"A parceria entre Semad e Fiemg/IEL incentiva a implementação de projetos socioambientais voluntários pelas indústrias e ao final do projeto, dependendo dos resultados, poderá receber o Selo Sustentabilidade como reconhecimento do seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável no estado", detalha a diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad, Fabiana Gonçalves Moreira.
Como funciona
A Aliança Ambiental funciona em três fases. A primeira é a triagem e elegibilidade. A empresa interessada em desenvolver ou patrocinar projetos ambientais voluntários em Minas Gerais deverá submeter um projeto ao edital disponível. Após a análise de atendimento aos critérios de adesão para seleção do projeto, sua aprovação e assinatura para execução, a empresa receberá a Declaração de Adesão à Aliança Ambiental.
A segunda fase é de avaliação e monitoramento. Nela, o IEL/MG realiza a avaliação e o monitoramento do projeto executado pela empresa, por meio de análise documental, reuniões periódicas online, auditorias in loco, análise e consolidação dos resultados.
Na terceira fase, a de reconhecimento, a Semad e o IEL/MG realizam a emissão do Parecer Técnico para entrega do “Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental".
“O Selo tem o objetivo de gerar valor para a empresa. Um diferencial competitivo que reconhece o compromisso da empresa com a melhoria do meio ambiente e fortalece sua imagem diante de uma cadeia de valor mais exigente e consciente”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
Transparência
Para auxiliar na transparência e publicidade da iniciativa em prol do meio ambiente e da sociedade, visando também valorizar a empresa financiadora, o IEL/MG disponibilizará a relação das empresas participantes, apresentando aquelas que receberam a Declaração de Adesão e as que receberam o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental.
Ainda, a Semad disponibilizará uma camada na plataforma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Sisema), apresentando as empresas investidoras que aderirem à Aliança Ambiental Estratégica, seus projetos e resultados, dando visibilidade aos parceiros e aos projetos.
A empresa também será reconhecida por meio de diversas estratégias de marketing e comunicação da FIEMG, IEL/MG e Semad.
Como aderir
Empresas interessadas em fazer parte desta aliança podem obter mais informações e se inscrever clicando aqui.
Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema