Durante a ação, veículos serão abordados e os motoristas receberão informações sobre os danos causados pelas queimadas e como preveni-las. A Semana de Prevenção é a primeira de uma série de ações que será promovida pela Secretaria durante o período crítico de seca no Estado, que vai de junho a novembro. O evento conta com a parceria do Instituto Estadual de Florestas, Corpo de Bombeiros, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Polícia Militar de Meio Ambiente, Polícias Rodoviária Federal e Estadual e Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).
Força-Tarefa
A fim de evitar que as queimadas atinjam áreas importantes da biodiversidade mineira, a Força Tarefa Previncêndio está em alerta e a Sala de Situação, que monitora os focos e recebe denúncias, está funcionando 24 horas por dia, recebendo e repassando as informações de ocorrências de incêndios em unidades de conservação.
As aeronaves também estão preparadas para apoiar a Força Tarefa no combate. São dez helicópteros das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Semad, além de nove aviões Air Tractor, que são aeronaves para lançamento de água, e dois aviões de monitoramento, que estão priorizando a região Norte de Minas.
Paralelamente a isso, a Semad está investindo na contratação de 246 brigadistas, seis vezes mais do que em 2012, para reforçar o combate nas 20 unidades de conservação mais críticas do estado em relação às ocorrências de incêndios.
O objetivo do fortalecimento da Força Tarefa é diminuir cada vez mais o número de incêndios florestais em Unidades de Conservação. No ano passado, houve redução de 60% da área atingida pelo fogo no interior das UCs de proteção integral em relação 2011. Este ano, foram registradas 75 ocorrências de incêndio nas áreas de preservação estaduais. No ano passado foram 82 registros de janeiro a julho.
Outras ações
A Semana de Prevenção a Incêndios tem também atividades no interior do estado. De 15 a 19 de julho será oferecidos curso de resgate e primeiros socorros na Área de Proteção Ambiental (Apa) Águas das Vertentes, localizada no município de Milho Verde, região próxima à Serra do Espinhaço. Já no Parque Estadual Caminho das Gerais, em Monte Azul, no Norte do estado, será ministrado o treinamento de Técnicas de Emprego de Aeronave em Combate (TEACIF).
Na região Metropolitana de Belo Horizonte a semana será voltada para a Ação Comunitária Previncêndio, realizada pela Semad e pelo IEF, em parceria com o Corpo de Bombeiros. O objetivo é envolver a comunidade, por meio de visitas preventivas, e conscientizar os moradores da região sobre os cuidados no uso do fogo.