Estão confirmadas as presenças do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e do vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastásia, além dos secretários de Estado que compõem o plenário do Conselho.
O Copam é um órgão normativo, consultivo e deliberativo, estruturado em um sistema colegiado com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil, que define as políticas públicas para preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais no Estado.
Criado em 1977, o Conselho estabelece as diretrizes que orientam o trabalho executado pelos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema): Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Em 2007, com a Lei Delegada 178, o Copam foi reorganizado com a criação da CNR, de cinco novas Câmaras Temáticas e duas novas Unidades Regionais Colegiadas (URCs) que se somaram às oito já existentes, fortalecendo a política de descentralização da gestão da política ambiental do Estado.
Até o dia 15 de abril, o Copam empossará os conselheiros das dez URCs que atendem ao interior do Estado. Tais posses vêm sendo realizadas desde o início de março. No total, serão 914 conselheiros em todo o Estado.
17/03/2008
Fonte: Ascom / Sisema