Onze pessoas foram presas e mais de R$ 48 mil em multas foram aplicados no primeiro dia da operação de fiscalização “Bicho do Mato II”, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A operação, que teve início no dia 19/10, pretende coibir o tráfico de animais silvestres no Nordeste do Estado, em especial, nos municípios de Itaobim e Salinas. Foram apreendidos, ainda, 55 pássaros silvestres, 49 gaiolas e uma espingarda.
A operação se desenrolará, até o próximo dia 25, ao longo das rodovias BR-116 e BR-251 na região que, historicamente, é local de concentração do tráfico de animais que são capturados em outras regiões do País e enviados para o Sudeste. Os fiscais investigarão estabelecimentos comerciais, veículos utilizados no transporte de animais, buscando ainda identificar a origem dos animais traficados.
Cerca de 60 pessoas participam da operação entre fiscais da Semad e integrantes das Polícias Civil e Militar de Minas Gerais e da Polícia Rodoviária Federal. O trabalho será realizado em 16 municípios da região Nordeste do Estado: Águas Vermelhas, Almenara, Araçuaí, Cachoeira do Pajeú, Coronel Murta, Divisa Alegre, Itaobim, Itinga, Jequitinhonha, Medina, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salinas e Virgem da Lapa.
Crédito: Divulgação Semad
Gaiolas e animais apreendidos durante fiscalização
Essa é a segunda grande operação de combate ao tráfico de animais, realizada sob a coordenação da Semad. “Desde 2011, a gestão da fauna vem sendo transferida do Governo Federal para os Estados, o que inclui a fiscalização do comércio irregular de espécies”, explica o superintendente de Fiscalização Ambiental Integrada da Semad, Heitor Soares Moreira.
Em 2014, a operação de fiscalização “Bicho do Mato I” apreendeu 724 pássaros e 675 gaiolas e aplicou R$788 mil em multas. O trabalho também foi realizado na região Nordeste do Estado entre os dias 24 e 29 de outubro em 10 municípios e envolveu ainda o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Emerson Gomes
Ascom/Sisema