Divulgação Sisema
Operação foi realizada nos municípios de São João do Paraíso, Rio Pardo de Minas e Taiobeiras
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, de 26 de fevereiro a 1 de março, por meio da Coordenação de Fiscalização e Gestão de Denúncia do Norte de Minas (CFISC/URFIS-NM), a Operação de Fiscalização de Extração Mineral nos municípios São João do Paraíso, Rio Pardo de Minas e Taiobeiras. O objetivo foi verificar a regularidade ambiental dos empreendimentos e se as supressão de vegetação e lavras de minérios estavam em conformidade com as autorizações apresentadas.
A operação contou com o apoio da Superintendência de Inteligência da Semad e da Polícia Militar de Meio Ambiente. “A ação logrou êxito ao identificar diversas atividades minerárias em desconformidade com a legislação ambiental vigente e supressões de vegetação nativas irregulares”, disse chefe da Unidade Regional de Fiscalização do Norte de Minas, João Paulo Lopes Gomes.
Os alvos foram levantados através de buscas e análises de imagens de satélite, consultas aos sistemas de Licenciamento Ambiental (SLA), Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-SISEMA), Sistema Integrado de Informação Ambiental (SIAM) e Sistema Ambiental de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).
Foram fiscalizados 11 alvos. Até o momento, já foram lavrados 12 autos de fiscalização e aplicado multas no valor de, aproximadamente, R$ 509 mil, além da apreensão de uma motosserra.
Wilma Gomes
Ascom / Sisema