Divulgação Sisema
Ações desenvolvidas em três municípios mineiros reuniram público de cerca de 350 pessoas
Equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizaram nesta semana ações preventivas com orientações para o setor produtivo em municípios de Minas. O trabalho foi desenvolvido, entre os dias 3 e 7 de julho, em Montes Claros, Governador Valadares e Sete Lagoas. Cerca de 350 pessoas participaram das atividades.
Em Sete Lagoas, representantes de empresas siderúrgicas, transportadores de carvão vegetal, consultores ambientais e o público em geral assistiram duas palestras. Uma delas foi a respeito da cadeia produtiva do carvão vegetal em Minas Gerais e suas implicações legais, ministrada pelo coordenador da atividade e diretor de Fiscalização da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Central Metropolitana, Bruno Zuffo Janducci.
“O objetivo foi instruir os participantes sobre os aspectos legais, regularização ambiental e uso correto dos recursos naturais, especificamente quanto à cadeia produtiva do carvão vegetal em Minas Gerais”, explica Bruno Janducci Zuffo.
Outra palestra teve o tema "Preservar a Natureza é preservar a vida", ministrada pela gerente do Monumento Natural Gruta Rei do Mato, Maria Honorina Pereira Rocha, do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O evento contou com a participação de 35 pessoas.
Montes Claros
No município do Norte de Minas foi realizada palestra na 49ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). Representantes da Semad e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) apresentaram e discutiram temas relevantes para o público como as ações de combate e repressão ao desmatamento ilegal, regularização ambiental e alterações nas normas de regularização do uso de recursos hídricos subterrâneos.
A atividade foi realizada na quinta (6/7) e teve a participação de 250 produtores rurais, consultores e representantes de entidades de classe ligados ao agronegócio no norte de Minas.
Governador Valadares
A palestra com o tema "Uso Legal de Fauna Silvestre" foi ministrada para um público de 89 alunos dos 1º, 2º e 3º ano da Escola Estadual Vicente José Soares, no distrito de Santo Antônio do Pontal, em Governador Valadares. A atividade foi desenvolvida pela Diretoria de Fiscalização da Supram Leste Mineiro.
Os alunos aprenderam sobre as regras exigidas pelas legislações para manter em cativeiro regular animais da fauna silvestre brasileira. Os alunos também foram instruídos em como realizar a entrega voluntária de animais eventualmente mantidos em cativeiro de maneira irregular. O evento foi realizado no dia 4/7.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema