O Parque Estadual Caminho das Gerais é o maior do Estado com cerca de 56,3 mil hectares. A unidade está localizada no norte do Estado nos municípios de Espinosa, Gameleiras, Mamonas e Monte Azul e foi criada para com a finalidade de proteger os cursos d´água que formam o rio Verde Pequeno, afluente do Verde Grande que por sua vez deságua no rio São Francisco.
A proteção dos recursos hídricos é de suma importância para a região, a mais árida do Estado. As nascentes que estão localizadas no interior do Parque garantem o abastecimento de água para as diversas comunidades locais. A criação do Parque permitirá ainda proteger a biodiversidade local, cujas formações vegetais mais típicas são o Cerrado, a Mata Seca e a Caatinga.
O Parque Estadual da Serra do Intendente está localizado na região da Serra do Espinhaço, nos distritos de Tabuleiro e Itacolomi, no município de Conceição do Mato Dentro. O parque tem área de 13,5 mil hectares e abriga 14 microbacias que conservam suas características originais de pureza e qualidade e abastecem diversas comunidades.
A unidade de conservação, juntamente com o Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, formam um corredor contínuo de unidades de conservação nas altas terras da Serra do Espinhaço. Reforça ainda o trabalho do Governo do Estado na proteção ao complexo do Espinhaço, reconhecido como Reserva da Biosfera em 2005, pelo programa ‘Homem e Biosfera', da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Com a criação dos dois novos Parques, Minas Gerais passa a ter 29 unidades de conservação da categoria que somam cerca de 400 mil hectares de áreas protegidas.
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente
29/03/2007