IDPA - SEMAD
- Acessibilidade
- 1 Ir para o conteúdo
- 2 Ir para o menu
- 3 Ir para a busca
- 4 Ir para o rodapé
- 5 Ir para o fale conosco
O que você está procurando?
- Início
- Institucional
- Transparência
- Painel de Indicadores do Sisema
- Bens
- Compras e Contratos
- Concurso Público
- Contratações para enfrentamento do coronavírus (COVID-19)
- Convênios de entrada
- Convênios, Repasses e Transferências
- Credores - Pendências de Pagamento
- Dados Abertos
- Doações e Comodatos
- Fhidro - Convênios
- Informações Classificadas e Desclassificadas
- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD no Sisema
- Obras Públicas
- Participação Social
- Prestação de contas
- Procedimentos licitatórios enviados para o TCE/MG
- Programas e Ações
- Receitas e Despesas
- Relatórios Anuais de Qualidade do Meio Ambiente
- Servidores
- Fiscalização
- Gestão Ambiental
- Resíduos Sólidos
- Saneamento
- Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário
- Resíduos Sólidos Urbanos
- Drenagens de Águas Pluviais
- Publicações
- Centro Mineiro de Referência em Resíduos
- Programa Água Doce em Minas Gerais
- Concessões
- Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB-MG)
- Convênios - saneamento
- Editais - Saneamento
- Drenagens de Águas Pluviais
- Bolsa Reciclagem
- Editais
- Noticias
IDPA
Artigos
Índice de Desempenho de Política Pública de Meio Ambiente – IDPA
O Índice para a avaliação do desempenho da política pública de meio ambiente é calculado pelo somatório dos índices Ar, Água, Solo, Biodiversidade, Institucional e Socioeconomia, dado pela seguinte expressão: IDPA = IAR + IÁGUA + ISOLO + IBIOD + IINST + ISOCE.
Para a classificação do IDPA são propostos os níveis constantes na Tabela 1.Tabela 1 - Classificação de desempenho da política pública de meio ambiente em função do IDPA:
Conclusões:
Para o ano de 2008 verifica-se que o Índice Ar apresentou ligeira variação negativa, de 89% das medições em atendimento aos padrões em 2007 para 87,8% em 2008. Neste ano foram implementadas otimizações na rede de monitoramento da qualidade do ar, com aumento de cerca de 60% de medições válidas em relação a 2007.
Para o Índice Água houve ligeira variação positiva em função do aumento da porcentagem de esgoto tratado, aumentando em 2,5% de 2007 para 2008.
Apesar do desempenho positivo do indicador porcentagem da população urbana com disposição adequada de lixo, variando de 38% para 46%, o Índice Solo apresenta-se com desempenho francamente negativo, em função do aumento significativo da taxa de aplicação de agrotóxicos, em quilograma por hectare cultivado no estado. Esta questão apresenta-se hoje como o ponto mais crítico de contaminação do meio ambiente.
O Índice Biodiversidade apresentou melhoria, em função da queda do desmatamento autorizado e do aumento da área preservada por unidades de proteção integral.
O Índice Institucional traduzido pela participação do orçamento executado pela pasta do meio ambiente em relação ao orçamento total executado apresentou redução de 17% em 2008, apesar de que o valor absoluto em reais tenha aumentado. Observa-se que o orçamento executado pela pasta de meio ambiente, 3,5% maior em relação a 2007, não apresentou o crescimento de 24% do total executado pelo estado.A mortalidade infantil, único indicador sócio econômico que compõe o IDPA, segue a tendência de redução apresentada nos anos anteriores.
O Índice para Avaliação de Desempenho da Política Pública de Meio Ambiente – IDPA em Minas Gerais apresentou ligeira variação de 0,575 em 2007 para 0,565 em 2008. Verifica-se que os ganhos significativos nos indicadores de saneamento e biodiversidade foram comprometidos pela falta de efetividade da política de uso racional de agrotóxicos e pela queda da participação da pasta de meio ambiente no orçamento executado do estado.
Recomendações:
Para atingirmos as metas previstas, recomenda-se:
? Implementar extensão rural para apoiar o uso racional de agrotóxicos no estado;
?Viabilizar maior participação da pasta de meio ambiente no orçamento executado pelo estado;
? Implantar a Inspeção Veicular na Região Metropolitana de Belo Horizonte;
?Estabelecer programas de metas para outras bacias hidrográficas, a exemplo da bacia do rio das Velhas;
?Exigir que as concessionárias de saneamento cumpram os padrões de lançamento de efluentes das estações de tratamento de esgotos e a disposição adequada dos lodos gerados nestas e nas estações de tratamento de água;
?Exigir das municipalidades o transporte de lixo para instalações licenciadas, caso estejam dispondo seus resíduos sólidos urbanos em desacordo com a norma legal;
?Instituir metas progressivas para a redução de autorização para desmatamento no estado;
?Instituir metas progressivas para atingir a média nacional de 3% de área preservada por Unidades de Proteção Integral e Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN;
?Implementar política para aplicação de instrumentos econômicos com vistas à Produção Mais Limpa nos segmentos da siderurgia, laticínios, curtumes, cimenteiras e têxtil;
?Viabilizar a implantação de unidade de tratamento térmico para aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos.