Igam recebe reconhecimento em prêmio Furnas Ouro Azul

Notícia

Criado: Sex, 03 dez 2010 18:47 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:34


O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) recebeu no dia 1°, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte, o reconhecimento do trabalho realizado na Campanha de Regularização do Uso dos Recursos Hídricos do Estado de Minas Gerais. A Campanha foi uma das finalistas na categoria empresa pública.

O 9º Prêmio Furnas Ouro Azul, organizado pelos Diários Associados, por meio do Jornal Estado de Minas, reconhece iniciativas de instituições públicas, privadas, da sociedade civil, de indivíduos, estudantes e crianças, com significativa relevância para a conservação e recuperação dos recursos hídricos estaduais.

“Esse reconhecimento é muito importante para o Igam, para os parceiros no projeto e para o Estado de Minas Gerais. É um orgulho para a instituição participar como finalista de importantes prêmios nacionais relativos à gestão das águas. Isso reforça o comprometimento e esforço de toda a equipe técnica e dos parceiros que aderiram com entusiasmo ao projeto, ultrapassando as metas previstas e gerando dados que estão sendo usados para aprimorar a gestão das águas no estado”, frisou a diretora geral do Igam, Cleide Isabel Pedroza de Melo.

A diretora ressaltou também o esforço da equipe técnica em levar ao conhecimento da população mineira, em especial a rural, de maneira didática e participativa, a política de recursos hídricos do Estado. “Além disso, o trabalho também teve um cunho social com a digitalização de todos os resultados realizada por trabalhadores da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos, gerando trabalho, emprego e renda para essas pessoas”, disse.

A Campanha é uma ação pioneira, inserida no Projeto Estruturador “Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas”, um dos projetos prioritários para o Governo do Estado, coordenado pelo Igam. Este trabalho envolve diversas parcerias numa força tarefa pela regularização do uso da água em Minas. A iniciativa tem como objetivos orientar os usuários quanto à regularização do uso da água e ainda conhecer as formas de uso e o perfil desses usuários no Estado. 

Desde o início da Campanha, em 2007, já foram percorridos 240 municípios. Cerca de 370 mil registros de uso da água foram realizados entre 2007 e 2010. Sete bacias hidrográficas já foram fiscalizadas e a previsão é que até o final de 2011 mais três bacias sejam percorridas. Outro resultado positivo da campanha foi a realização da articulação político-institucional para adesão de parceiros, que já somam 37, além das parcerias institucionais.

O próximo passo da Campanha de Regularização do Uso dos recursos Hídricos, em 2011, é a convocação dos usuários para a regularização formal junto ao Igam. 

 

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.