Foto: Reprodução/Youtube
O escopo de atuação e de exposição das informações da plataforma IDE Sisema foram apresentados em reunião da URC Triângulo
A Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Sisema) foi apresentada, na última sexta-feira (10/6), durante a reunião da Unidade Regional Colegiada Triângulo (URC Triângulo), do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). O objetivo foi apresentar aos conselheiros o escopo de atuação e de exposição das informações da plataforma que completou quatro anos em 2022.
O gestor ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Felipe Ladslau, fez a apresentação e enfatizou que este é um ato de celebração de um marco temporal da IDE, que alcançou 556 camadas de informações geoespaciais e 1,4 milhão de acessos em todo o Brasil, sendo acessada em mais de 81 países. “O Brasil lidera o ranking de acesso e Minas Gerais lidera entre os estados, seguido de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Espírito Santo”, apresentou.
De acordo com o gestor, a perspectiva e a prerrogativa é que a IDE seja uma plataforma de gestão compartilhada e descentralizada, uma vez que o processo de recepção, padronização e de produção de dados geoespaciais são alimentados pelos quatro órgãos do Sisema, por meio do comitê gestor formado por representantes da Semad, IEF, Feam e Igam.
NOVAS CAMADAS
De setembro de 2021 a junho de 2022, foram adicionadas novas camadas na plataforma como o enquadramento de corpos d’água (Igam); cobrança do serviço de abastecimento de água (Semad); índice de avaliação do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Semad); prestador do serviço de coleta e tratamento de esgoto (Semad); percentual da população urbana atendida por tratamento de esgoto (Semad) e Circunscrições Hidrográficas (UPGRHs) (Igam).
A IDE Sisema é uma estrutura de caráter sócioambiental, de consulta técnica processual e procedimental e tem a finalidade de auxiliar os técnicos do Sisema, além de informar o público externo e dar suporte ao planejamento territorial e à tomada de decisões, sendo uma premissa fundamental para o trabalho com dados geoespaciais.
É também a plataforma oficial para os critérios locacionais de enquadramento para processos de licenciamento ambiental emitidos pelo Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA).
Para assistir à apresentação completa Clique aqui
Wilma Gomes
Ascom/Sisema