Foto: Semad/Divulgação
Escolas participantes nos municípios do Nordeste Mineiro atendem 150 alunos
A coordenação do programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), visitou, entre os dias 10 e 14 de julho, os municípios de Machacalis e Novo Oriente de Minas, no Nordeste de Minas Gerais. A ação buscou observar os resultados que estão sendo obtidos na participação de professores e alunos das escolas selecionadas para o trabalho.
Machacalis
Em Machacalis, o Jovens Mineiros Sustentáveis está em duas escolas, atendendo 85 alunos do 5º ano. Também são duas escolas em Novo Oriente de Minas que atendem 65 alunos.
Um dos gestores do JMS, Ricardo Cottini, da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, observa que o município de Machacalis tem esse nome em homenagem aos povos indígenas Maxakali, habitantes originários, que ocupavam uma área compreendida entre os rios Pardo e o Doce, correspondente ao sudeste da Bahia, o nordeste de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.
“O destaque é que além do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, o município também participa do Programa Conheça seu Amigo – Fauna Doméstica e Saneamento de Resíduos Sólidos, com a construção de um Aterro Controlado e implantação de coleta seletiva”, afirma Cottini.
“A instalação do aterro controlado e da unidade de triagem de resíduos sólidos, juntamente com a coleta seletiva, irá proporcionar aos alunos observar na prática o procedimento correto para a destinação e disposição dos resíduos coletados”, observa.
Novo Oriente
O município localiza-se no nordeste do estado, no Vale do Mucuri. Região de topografia montanhosa integra o Circuito de Garimpo das Pedras Preciosas. Possui belíssimas Cachoeiras como a cachoeira da Poaia e morros de granitos com vegetação de Mata Atlântica.
“Em Novo Oriente, o destaque é para a integração entre a escola e a família do aluno, buscando o envolvimento dos pais e responsáveis para permanência do aprendizado fora da escola e extensivo ao lar”, afirma Cottini. “Ao envolver a sociedade garantimos pessoas mais conscientes e preparadas para cuidar do meio ambiente, trazendo qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, destaca.
Participação
O aluno do 5º ano da Escola Dona Maricota, em Machacalis, Davi dos Santos, de 11 anos disse que com o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis está ensinando muito, pois, de acordo com ele, não podemos poluir as águas e devemos ser protetores do meio ambiente. “Também levo para minha casa o que aprendo, conversando como meu pai e minha mãe”, afirma.
“Esse programa trouxe um melhor engajamento das professoras, que estão empolgadas pelos temas abordados, que contribuem para o aprimoramento das técnicas pedagógicas em sala de aula”, afirma Renata Pereira, gestora do Programa em Machacalis. “O apoio e a assistência da Semad tem sido fundamental, além de ser um trabalho em equipe que tem feito a diferença no município e está trazendo segurança para trabalhar, refletindo nos alunos, que são o alvo do programa. O entrosamento dos alunos, a dedicação e interesse nas aulas, são uma injeção de ânimo, e vamos terminar com chave de ouro”, completa.
O prefeito de Machacalis, Mauro Roberto Batista, destaca que é um prazer fazer parte do Programa. “A atividade desperta nos alunos a necessidade de saber cuidar do meio ambiente, garantindo um futuro melhor, enxergando lá na frente o que podemos colher com esses ensinamentos ambientais que estão sendo passados hoje”, afirma.
Para o Prefeito de Novo Oriente de Minas,Normandes Jardim, o programa traz uma proposta séria de governo para o meio ambiente, servindo de exemplo para outros municípios. “Essa ação de governo mostra o compromisso com a sociedade. Quando cuidamos do meio ambiente, cuidamos das pessoas, gerando emprego, renda e qualidade de vida”, ressalta.
Viviane Luiz, professora e coordenadora de turma em Novo Oriente de Minas, afirma que o JMS é uma forma de conscientização para uma geração futura melhor e mais consciente de seu papel, porque ensina a dar valor a tudo que o município possui em termos ambientais, o que faz a diferença, trazendo uma riqueza de conhecimento para saber utilizar esses recursos.
“Com esse programa eu tenho aprendido muitas coisas bacanas como, por exemplo, saber economizar água e cuidar bem dos animais. A água está sendo muito desperdiçada pelas pessoas e precisamos aprender a cuidar dela”, afirma o aluno Lázaro Reis, de 11 anos, do 5º ano da Escola Municipal Osmar Gomes dos Santos, em Novo Oriente de Minas.
Já a aluna Isadora da Silva, de 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal Americaninha, também em Novo Oriente de Minas destaca que gostou muito do estudo da água. “Mostrou assuntos que poderei colocar em prática em minha casa, na economia e no valor da água em nossa vida“, ressalta.
JMS
O Jovens Mineiros Sustentáveis foi lançado em março de 2022 e tem caráter contínuo. A cada ano é lançado um edital para congregar outros municípios e ampliar sua atuação no território mineiro. Atualmente, mais de 6 mil alunos são beneficiados com as ações do programa em 190 escolas de 106 municípios mineiros.
Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, “as visitas técnicas demonstram o engajamento do município, além de proporcionarem a troca de experiências pedagógicas em educação ambiental e o fortalecimento do vínculo entre municípios e Semad.” Além disso, ressalta o subsecretário, “a proximidade com o estado abre novas oportunidades ao município, como visto em Machacalis, que possui ações de educação ambiental, manejo de fauna doméstica e saneamento básico”.
As ações de educação ambiental e humanitária são desenvolvidas pelas escolas com o apoio técnico e orientação da Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), que elabora o material didático para ser utilizado junto aos alunos e capacita educadores por meio da disponibilização de curso de Educação Ambiental a Distância (EaD). A iniciativa também leva a estudantes do ensino fundamental conteúdos nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal.
Em 2023, como inovação do Programa, são desenvolvidos conteúdos relacionados à educação patrimonial e mudanças climáticas – Raceto Zero. Outra inovação recente é a criação da Moeda Social “Mineirinho”. Essa moeda será utilizada de forma lúdica em atividades relacionadas ao consumo consciente, no tema Resíduos Sólidos. O objetivo será proporcionar noções financeiras, de uso correto do dinheiro nas escolhas de suas compras, relacionando com a sustentabilidade ambiental.
O Programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas aliados ao perfil das microrregiões. Também prepara jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema