Gestores do Jovens Mineiros Sustentáveis, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), percorreram, na última semana, municípios das regiões central, norte, leste e Vale do Aço de Minas Gerais para acompanhar de perto as atividades nas escolas participantes do programa. Foram realizadas reuniões técnicas com gestores locais para monitoramento das ações propostas e desenvolvimento de atividades pedagógicas com alunos e professores.
Ao todo, 12 municípios integraram o roteiro: Curvelo, Diamantina, Coluna, Guaraciama, Salinas, Taiobeiras, São João do Paraíso, Janaúba, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Caparaó e Carmésia. Foram atendidas 22 escolas, com 884 alunos envolvidos diretamente nas atividades pedagógicas realizadas. Além da interação com os estudantes, a equipe da Semad se reuniu com dirigentes municipais e gestores locais do programa para alinhamento das metas e acompanhamento das ações previstas nos Termos de Cooperação Técnica.
“O contato com os alunos e sua realidade é imprescindível para termos um panorama dos ganhos cognitivos e das percepções sobre os temas abordados. A ideia é acompanhar de perto a execução do programa junto aos municípios, visando o aprimoramento constante das práticas pedagógicas e estratégias de abordagem”, frisou o gestor do programa na Semad, Walter Couto.
Para o gestor da iniciativa em Carmésia, Gicélio Luiz Oliveira, a parceria entre o município e o Estado tem gerado resultados positivos: “É um privilégio para Carmésia participar pelo segundo ano do programa. O Governo de Minas está de parabéns pela iniciativa, que demonstra respeito não só aos municípios e suas culturas, mas também ao meio ambiente”, ressaltou.
O impacto do programa também é percebido pelos alunos, como testemunhou o estudante João Pedro Silva Ferreira, da Escola Municipal Djanira Rosa dos Santos, em Coluna. Participar do Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) ajudou o estudante a desenvolver uma nova consciência ambiental. “Agora sei como proteger a natureza, combater a poluição dos rios, evitar o desmatamento e cuidar dos animais”, disse.
Reconhecimento das tradições locais e valorização da comunidade
Além do monitoramento das atividades, as visitas também representaram um momento de reconhecimento dos saberes locais e valorização das culturas presentes nas regiões visitadas. Segundo a equipe do programa, entender as tradições e os modos de vida de cada comunidade é essencial para desenvolver abordagens pedagógicas eficazes na educação ambiental.
O diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini, enfatizou que o sucesso do JMS está na união de esforços e na valorização das pessoas envolvidas: “Quando as pessoas se sentem parte da proposta pedagógica e são valorizadas, elas colocam suas marcas e expressões. Assim, as respostas surgem espontaneamente e se traduzem em novas atitudes e comportamentos, como constatamos durante as visitas”, relatou.
O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) visa conscientizar alunos do ensino fundamental sobre temas como consumo consciente, cidadania, gestão de resíduos e educação humanitária.
Realizado em parceria com as redes municipais e com os Colégios Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, o JMS está presente em 104 municípios, com a participação de mais de 6 mil alunos.
Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema