Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
O Comitê atuará como um integrador entre as 14 unidades estaduais de gestão de recursos
hídricos existentes na Bacia
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, ressaltou, durante a solenidade de posse, a importância do fortalecimento da agenda de Recursos Hídricos e a necessidade da participação e mobilização da sociedade, por meio dos Fóruns e Comitês, para uma visão territorial e de recuperação da bacia como um todo. “O governo de Minas está num esforço muito grande para reverter a qualidade das águas que se encontram em estado ruim ou muito ruim no Estado. Para isso, estamos investindo alto com Programas Estruturadores como o da Bacia do Rio das Velhas e para revitalização de outras bacias, inclusive a do Mogi-Guaçu/Pardo, que faz parte dessa região”, disse.
O secretraio Adriano Magalhães destacou a importâcia da participação e mobilização da
sociedade, por meio dos Fóruns e Comitês, na recuperação das Bacias
Ele enfatizou a necessidade de colocar o tema água na agenda prioritária dos governos, atuando de forma conjunta com a agenda florestal. “Precisamos, para a realização desse trabalho, contar com o apoio dos Comitês de Bacia, discutindo assuntos importantes como a questão do enquadramento dos cursos d´água, fator relevante para a correta gestão relacionada à regularização ambiental na bacia”, frisou.
Durante o evento aconteceu, ainda, a eleição da nova diretoria do Comitê, composta por membros da sociedade civil e do poder público dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Atuação do CBH-Grande - O Comitê atuará como um integrador entre as 14 unidades estaduais de gestão de recursos hídricos existentes na bacia. Entre suas atribuições estão promover o debate sobre questões relacionadas a recursos hídricos e articular a atuação das entidades intervenientes. O comitê também arbitra, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos e é responsável por aprovar o plano de recursos hídricos da bacia. Uma vez aprovado o plano de bacia, o comitê deve acompanhar sua execução e sugerir providências necessárias ao cumprimento das metas.
Cabe ainda ao comitê estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir os valores a serem cobrados, além de propor aos conselhos de recursos hídricos as acumulações, derivações, captações e lançamentos de pouca expressão, para efeito de isenção da obrigatoriedade de outorga de direitos de uso.
“O trabalho realizado foi grande e culminou hoje com a assinatura do protocolo de intenções, num esforço de construção coletiva. É importante destacar a participação efetiva dos presidentes e membros dos Comitês já constituídos na bacia e do grupo de apoio e comissão eleitoral, que, num esforço conjunto, debateram e removeram um a um os obstáculos enfrentados. A missão agora é levar adiante os desafios propostos”, finalizou a diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Pedrosa.
A dietora geral do Igam, Cleide Pedrosa, destacou a importância do trabalho coletivo que vem
sendo desenvolvido pelos membros do Comitê da Bacia CBH-Grande
O Secretário Adriano Maglhães assina o Protocolo de Intenções para Gestão Compartilhada dos
Comitês
Membros e nova diretoria do CBH-Grande são empossados - SEMAD
- Acessibilidade
- 1 Ir para o conteúdo
- 2 Ir para o menu
- 3 Ir para a busca
- 4 Ir para o rodapé
- 5 Ir para o fale conosco
A+
A-
O que você está procurando?
- Início
- Institucional
- Transparência
- Painel de Indicadores do Sisema
- Bens
- Compras e Contratos
- Concurso Público
- Contratações para enfrentamento do coronavírus (COVID-19)
- Convênios de entrada
- Convênios, Repasses e Transferências
- Credores - Pendências de Pagamento
- Dados Abertos
- Doações e Comodatos
- Fhidro - Convênios
- Informações Classificadas e Desclassificadas
- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD no Sisema
- Obras Públicas
- Participação Social
- Prestação de contas
- Procedimentos licitatórios enviados para o TCE/MG
- Programas e Ações
- Receitas e Despesas
- Relatórios Anuais de Qualidade do Meio Ambiente
- Servidores
- Fiscalização
- Gestão Ambiental
- Resíduos Sólidos
- Saneamento
- Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário
- Resíduos Sólidos Urbanos
- Drenagens de Águas Pluviais
- Publicações
- Centro Mineiro de Referência em Resíduos
- Programa Água Doce em Minas Gerais
- Concessões
- Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB-MG)
- Convênios - saneamento
- Editais - Saneamento
- Drenagens de Águas Pluviais
- Bolsa Reciclagem
- Editais
- Noticias
Membros e nova diretoria do CBH-Grande são empossados
Notícia
Criado: Sex, 10 ago 2012 21:27 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:34
Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900 Aspectos legais e responsabilidades - Política de Privacidade
Usamos cookies para fornecer conteúdo personalizado, analisar tendências, administrar o site, monitorar movimentações de usuários no site e coletar informações demográficas sobre nossa base de usuários como um todo. Aceite todos os cookies para a melhor experiência possível em nosso site ou gerencie suas preferências.
Visite nossa Política de privacidade