Foto: Divulgação
Com a inauguração mais de 95% da população urbana será atendida por coleta e tratamento de esgoto e 97,5% população total por abastecimento de água
Equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participou, no sábado (16), da inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário de Itaúna, região central do Estado. A obra inclui uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para processar 400 litros de esgoto por segundo. A inauguração da ETE é considerada a maior obra pública da história do município, tratando o esgoto doméstico de toda a cidade e devolvendo água limpa ao Rio São João, além de promover a universalização do saneamento básico.
Com a inauguração, Itaúna garante os avanços rumo à universalização do saneamento, visto que mais de 95% da população urbana será atendida por coleta e tratamento de esgoto e 97,5% população total por abastecimento de água. O município antecipa em dez anos o prazo final para o cumprimento da lei que estabelece o marco legal do saneamento básico no Brasil, previsto para dezembro de 2033. O marco tem como objetivo garantir o atendimento de 99% da população com água potável e 90% com tratamento e coleta de esgoto.
O superintendente de Saneamento Básico da Semad, Kleynner Jardim, presente na solenidade, destacou que a inauguração representa um ganho socioambiental para o município e toda a região, pois irá proporcionar a destinação ambiental correta dos efluentes sanitários. “Ter a garantia de investimento e infraestrutura que viabilizem a universalização do saneamento básico vai ao encontro com os objetivos da ONU de garantir água limpa e saneamento para todos. É um avanço muito importante para o estado de Minas Gerais”.
Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a inauguração é um marco para a população do município. “As pessoas passam a ter, na sua totalidade, a coleta e o tratamento ambientalmente corretos dos efluentes sanitários, garantindo desta forma mais saúde e qualidade ambiental”, destacou. A Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Alto São Francisco foi a responsável pelo licenciamento das estruturas. Atualmente, a operação é autorizada por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Além do superintendente de Saneamento Básico da Semad, Kleynner Jardim, participaram do evento o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, dentre autoridades, parlamentares e gestores de municípios da região. Também compareceram os familiares do homenageado, Marco Elísio Chaves Coutinho, que deu nome à ETE. O investimento para construção da estação foi de aproximadamente R$ 45 milhões da União e do município, desde 2012, quando começaram as obras.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema