Divulgação Sisema
Em Itapecerica o programa será executado em dois prédios municipais
Depois de cinco meses do lançamento do novo formato do Programa AmbientAÇÃO, em junho de 2021, já é possível contabilizar avanços no desenvolvimento das ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). De agosto a setembro já foram formalizados Termos de Cooperação Técnica com 14 instituições para implantação do programa e a realização de consultorias individuais para implantação nas organizações parceiras. Outro avanço foi o lançamento do Programa em dois prédios da Prefeitura Municipal de Itapecerica. A comissão setorial conversou com mais de 100 servidores, distribuiu folheto informativo e fez adesivação de pontos estratégicos.
O AmbientaçAÇÃO é um programa que tem como objetivo promover hábitos e atitudes sustentáveis dos servidores públicos, por meio da promoção do consumo consciente e da cooperação com a coleta seletiva de resíduos. Após mais de 15 anos de experiência, o programa vem expandindo sua atuação para atender também órgãos públicos da esfera judiciária e, futuramente, empresas privadas e escolas. Como parte de sua reestruturação, o programa também trabalha com uma proposta de capacitação digital à distância e certificação de organizações sustentáveis por meio de um selo de até cinco estrelas nas modalidades: água, energia, materiais, qualidade de vida e resíduos.
Nos meses de agosto e setembro, a Comissão Gestora do Programa realizou as consultorias individuais de implantação com as organizações parceiras: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Fundação Ezequiel Dias (Funed), MGI Participações, Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de MG (Ipem), Escola de Saúde Pública (ESP), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Fundação de Educação para o Trabalho em Minas Gerais (Utramig), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Fundação Hemominas; e as Prefeituras Municipais de Campo Florido, Itapecerica, Nepomuceno e Paracatu.
Nas consultorias, os integrantes das Comissões Setoriais tiveram oportunidade de construir, em conjunto com a Comissão Gestora, o plano de ação da organização parceira que prevê ações para serem executadas e os indicadores que serão lançados no Sistema Integrado de Gestão AmbientAÇÃO (SIGA), sistema que possibilita o monitoramento do desempenho das organizações participantes e realiza a gestão automatizada de todo o processo de certificação.
“As comissões estão desenvolvendo as ações já visando o planejamento do próximo ano. Tem sido desafiador executar o programa durante a pandemia. A realidade das organizações é bastante diversa, por isso, é um planejamento flexível, pois deve acompanhar os diferentes cenários”, pondera a analista da Semad Dayse Vilas Boas, integrante da Comissão Gestora.
Em outubro, foram realizadas ainda duas consultorias com a Copasa: a Consultoria Individual de Implantação, para construir o plano de ação da unidade de serviço regional na capital, e a Consultoria Personalizada, para a estruturação e planejamento inicial de implantação do Programa nas demais regionais no estado. Além da comissão setorial responsável pela unidade de serviço regional na capital, a Copasa já constituiu mais 32 comissões setoriais, que estão se capacitando para atuar no Programa.
“A nossa busca é por uma sociedade saudável, justa e sustentável. As ações do AmbientAÇÃO nos levarão a um esforço coletivo em prol do estabelecimento de novos padrões e hábitos de consumo e no manejo adequado dos resíduos”, afirma Cláudia Oliveira, analista socioambiental e coordenadora do Programa na Copasa.
LANÇAMENTO NO MUNICÍPIO DE ITAPECIRICA
Como parte do seu plano de ação, nos dias 13 e 14 de outubro, o município de Itapecerica realizou o evento de lançamento do programa em dois prédios da Prefeitura Municipal. A comissão setorial conversou com mais de 100 servidores, distribuiu um folheto informativo e fez a adesivação de pontos estratégicos.
O prefeito de Itapecerica, Wirley Rodrigues Reis, o Teko, destaca que programas como o AmbientAÇÃO são importantes porque é impossível pensar em desenvolvimento sem levar em conta a sustentabilidade. “O consumo consciente e a correta gestão dos resíduos são fundamentais para a preservação do meio ambiente e, por consequência, para a vida em nosso planeta”, afirma.
CERTIFICAÇÃO
A proposta de capacitação digital à distância e certificação de organizações sustentáveis por meio de um selo de até cinco estrelas nas modalidades temáticas desenvolvidas: água, energia, materiais, qualidade de vida e resíduos segue um fluxo do processo que funciona em três etapas. No primeiro, a organização parceira assina o Termo de Cooperação Técnica e constitui uma Comissão Setorial para cada edificação onde o Programa será implantado. Na segunda fase, a Comissão Setorial cria um plano de ação, informando quais modalidades temáticas irá trabalhar, escolhendo no catálogo as ações a serem executadas e os indicadores a serem medidos e lançados.
Por fim, na terceira fase, após aprovação do plano de ação pela Comissão Gestora, a Comissão Setorial irá comprovar as ações executadas no SIGA e os indicadores monitorados ao longo do ano para somar pontos e alcançar a certificação.
“Atualmente estamos na etapa 3 do Programa, avaliando os Planos de Ação lançados pelas Comissões Setoriais no SIGA e temos expectativa de que, até o fim do ano, com cadastro das ações e lançamento de indicadores de 2021 no SIGA, já possamos emitir relatórios analíticos, avaliar cenários e consolidar os resultados iniciais do Projeto Piloto”, acrescenta a gestora ambiental da Semad, Marcella Gouveia, também integrante da Comissão Gestora.
Todas as informações sobre o Programa AmbientAÇÃO podem ser encontradas na página da Semad na internet, clicando neste link.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema