Obras no município de Senhora dos Remédios beneficiarão 100% da população com destinação adequada de esgotamento sanitário

Notícia

Criado: Qui, 02 mar 2023 11:17 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:34


 

Fotos: Ingrid Bao

remediosinterna

Sistema de esgotamento beneficiará toda a população de Senhora dos Remédios

 

Equipe do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participou, nesta quarta-feira (01/03), em parceria com a Prefeitura Municipal de Senhora dos Remédios, do lançamento das Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município, localizado na região de Campo das V. As obras contam com investimento de cerca de R$ 4 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e apoio técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) na execução e no acompanhamento das obras.

 

As ações têm como foco principal a execução de redes coletoras em todo município, sendo direcionado o efluente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A destinação adequada dos efluentes líquidos proporcionará benefícios à população e ao meio ambiente.  Com relação ao tratamento de esgoto do município, a previsão é que as obras realizadas promovam o atendimento de 100% da população com a destinação adequada. As obras devem terminar em 18 meses.

 

A solenidade desta quarta-feira marcou o início das intervenções que serão executadas no município. “Trata-se de obra de suma importância para o município, beneficiando toda população e o meio ambiente, considerando a destinação ambiental correta dos efluentes sanitários gerados”, observa o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco. “A obra é muito importante pois leva saneamento e, assim, saúde pública para a população”, completa.

 

O prefeito de Senhora dos Remédios, William Nunes, afirma que é a maior obra de infraestrutura do município desde a emancipação. “Nunca tivemos tratamento de esgoto e é um fator importante na questão ambiental, na saúde e também na geração de emprego e renda para o município”, afirma.

 

Licenciamento

 

Em 2021, a prefeitura local solicitou apoio da Semad para orientação na etapa de regularização ambiental do empreendimento, visto que foram notificados pela Funasa para devolução dos recursos, pela ausência da aprovação da Licença ambiental. Após articulação e alinhamentos entre o município e a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Zona da Mata, com toda legalidade e técnica do processo, foi emitido o certificado de licenciamento ambiental ao empreendimento. Com a regularização, o recurso foi liberado e realizada a licitação para as obras.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema