Foto: Semad/Divulgação
Itabira, na região Central de Minas, recebeu a terceira Oficina Regional do Projeto Clima na Prática
O município de Itabira, na região Central de Minas, recebeu, nessa terça-feira (28), a terceira Oficina Regional do Projeto Clima na Prática. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e busca orientar agentes municipais em Minas no desenvolvimento de ações e programas para o avanço da construção da agenda climática no âmbito municipal.
A proposta de implementação do Projeto Clima na Prática no território estadual visa apoiar a elaboração de planos locais de ação climática em parceria com as administrações públicas municipais. O objetivo é realizar a oficina em alguns municípios pilotos de Minas Gerais, utilizando-se da modalidade de convite aos municípios considerados elegíveis para recebimento do projeto.
A iniciativa é resultante de parceria firmada entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e I Care & Consult, com apoio da Réseau Action Climat (RAC) e da Agência Francesa de Gestão Ambiental e Energia (ADEME).
A diretora de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Semad, Taiana Coelho Netto, afirma que a ferramenta Clima na Prática proporciona aos municípios a oportunidade de entender a situação da agenda climática local. ”É possível direcionar sua atuação no enfrentamento das mudanças climáticas, de forma simplificada e focada nos recursos humanos e técnicos do próprio município", observa.
O secretário de Meio Ambiente de Itabira, Denes Lott, observa que o município é cercado de mineração e sua topografia acidentada favorece os efeitos das mudanças climáticas. “No entanto, temos no território do município cerca de 3 mil hectares de unidades de conservação, que têm que receber um cuidado da administração pública e, ao mesmo tempo, serem ampliadas, pois constituem cobertura vegetal importante na contribuição do clima local. Nesse sentido, a oficina permite uma melhor compreensão dessa questão mundial”, afirma.
Para a consultora francesa Barbara Crepet, facilitadora da oficina, "elas permitem conscientizar os municípios em relação aos impactos das mudanças climáticas e disponibilizar ferramentas para facilitar uma gestão pública mais sustentável".
Participaram da oficina, representantes dos municípios de Itabira e Coronel Fabriciano. As primeiras oficinas foram realizadas no mês de abril, em Montes Claros e Juiz de Fora.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema