Divulgação/Youtube Meio Ambiente
Os resultados alcançados no último ano pelas primeiras instituições certificadas pelo programa AmbienAção foram apresentadfos durante 12º FIA
Uso sustentável da água, energia, materiais de escritório e coleta seletiva nos prédios públicos do Estado. Essas são algumas das ações desenvolvidas pelo Programa AmbientAÇÃO, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e apresentadas no 12º Fórum Insterinstitucional AmbientAÇÃO (FIA), realizado neste quarta-feira (23/03), como parte da programação da Semana da Água 2022.
Durante o evento online, foram apresentados os resultados alcançados no último ano pelas primeiras instituições certificadas pelo programa e debatidos temas ligados à gestão de resíduos e ao consumo consciente.
Lançada em 2021, a Certificação de Organização Sustentável do Programa AmbientAÇÃO é composta por um selo de até cinco estrelas, oferecido às instituições parceiras mediante adesão às modalidades temáticas do programa: água, energia, materiais, resíduos e qualidade de vida. Foram contemplados 14 órgãos públicos no primeiro ano do projeto.
“Oferecemos um catálogo de ações para cada modalidade temática, acompanhado de guias práticos orientativos visando dar autonomia às comissões setoriais de cada órgão para escolherem os temas e ações que mais se adequem à realidade local”, explica a analista ambiental da Semad, Marcella Zanforlin, integrante da comissão gestora do AmbientAÇÃO.
Entre as iniciativas propostas pelo catálogo de ações estão a instalação de torneiras economizadoras, sensores de presença para lâmpadas, fixação de peças gráficas educativas em pontos estratégicos do órgão, substituição de copos descartáveis, reaproveitamento de matérias de escritório, implantação de coleta seletiva e destinação adequada de resíduos.
RESULTADOS
Uma das instituições certificadas pelo projeto-piloto do programa, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) enviou, ao longo de 2021, 12.654 Kg de resíduos para reciclagem por meio do AmbientAÇÃO, deixando de emitir 37.203 Kg de gás carbônico na atmosfera. No mesmo período, a Fundação ainda economizou cerca de 830 litros de água ao implementar em seus prédios públicos ações propostas pelo programa.
Adriana Bastos, servidora da Funed e membro da comissão setorial da instituição junto ao AmbientAÇÃO, participou do 12º FIA e apresentou outro projeto desenvolvido pela fundação a partir da adesão ao programa. “Iniciamos, em agosto do ano passado, a coleta de sombrinhas e guarda-chuvas que seriam descartados pelos servidores e encaminhamos esse material a um projeto social que utiliza o tecido para a confecção de sacos de dormir, doados a moradores de rua, além de enviar as ferragens para associações de catadores de material reciclável”, conta.
A Copasa foi também uma das primeiras empresas a aderir ao projeto-piloto em 2021. A empresa pública promoveu a substituição de copos descartáveis por copos de plástico junto aos seus colaboradores, gerando uma economia de quase R$ 90 mil. Além disso, por meio da coleta seletiva, enviou 14.235 Kg de resíduos à reciclagem, deixando de emitir cerca de 41.851 Kg de gás carbônico na atmosfera.
A coordenadora da comissão setorial da Copasa, Cláudia Oliveira, também presente no FIA, conta que a campanha “Eu uso meu copo” apresentou grade adesão entre os colaboradores da empresa. “Estamos expandindo a ação etse ano a todas as 32 comissões setoriais do AmbientAÇÃO existentes na Copasa e, com isso, pretendemos diminuir ainda mais os impactos ambientais causados pelo uso de copos descartáveis”, disse.
Para o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, a retomada do Programa AmbientAÇÃO é um importante passo para o fortalecimento de uma cultura sustentável entre os órgãos públicos do Estado. “Nós sabemos que a educação ambiental é um processo de curto, médio e longo prazo, e só criando uma cultura de consumo consciente, capaz de se perpetuar ao longo do tempo, conquistaremos as grandes transformações que buscamos”, ressaltou.
PROGRAMA AMBIENTAÇÃO
O AmbientAÇÃO é um programa de gestão e educação ambiental criado em 2003 com o objetivo de promover a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes sustentáveis no cotidiano dos servidores públicos estaduais. Em seus 16 anos de atuação, o programa chegou a alcançar 94 instituições localizadas em 50 prédios públicos, contemplando cerca de 30 mil servidores.
Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema