Rede de monitoramento da qualidade do ar é ampliada

Notícia

Criado: Sex, 10 dez 2010 18:05 | Atualizado: Qui, 29 ago 2024 18:10


A rede de monitoramento da qualidade do ar da Região Metropolitana de Belo Horizonte terá mais uma estação automática. A inauguração acontecerá no dia 13/12, às 15h, durante o Seminário ‘Qualidade do Ar na Região Metropolitana de Belo Horizonte: desafios e propostas’, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) – Rua Belém, 40, Esplanada. Participam do evento o presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e o secretário municipal de Meio Ambiente, Nívio Lasmar.

A estação foi instalada e será operada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte e integrará a rede de monitoramento da qualidade do ar da região metropolitana. “Agora a rede conta com 11 estações, distribuídas pela Capital, Betim, Contagem e Ibirité”, informa a gerente de Gestão da Qualidade do Ar da Feam, Elisete Gomides Dutra. Os dados das medições são transmitidos por rede telefônica, em tempo real, a uma central instalada na Feam e os resultados são gerenciados pela Fundação e disponibilizados em boletim diário e relatório anual, no site Feam.

Seminário

O Seminário ‘Qualidade do Ar na Região Metropolitana de Belo Horizonte: desafios e propostas acontece no dia 13/12 e reunirá cerca de 100 técnicos e especialistas da área no CMRR. O evento é promovido pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente, por meio da Feam, e pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo telefone (31) 3915-1872.

A abertura será às 8h30 com a apresentação do panorama do monitoramento da qualidade na Região Metropolitana – eixo Belo Horizonte/Contagem/Betim, realizado pela Feam. Na sequência, serão apresentados os inventários de emissões atmosféricas das distribuidoras de GLP (Gás Liqüefeito de Petróleo) e da Refinaria Gabriel Passos, em Betim. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) apresentará o monitoramento do tempo e clima na região.

No período da tarde, a PBH apresentará o programa ‘Operação Oxigênio’, que tem o objetivo de controlar a emissão de fumaça preta dos veículos movidos a óleo diesel em circulação na Capital. Também serão apresentados o Plano de Controle de Poluição Veicular de Minas Gerais e a experiência da implementação da Inspeção Veicular no município de São Paulo.

Mais informações sobre o monitoramento da qualidade do ar em Minas Gerais estão disponíveis no site Feam.

 

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.